Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

22/04/2021 às 08h01

Carne bovina: após feriado, mercado espera por alta com reposição de estoque

A terça-feira, 20, pré-feriado, encerrou com clima pacato, sendo observada baixa movimentação no mercado atacadista de carne bovina. As expectativas giram em torno de um –

Leia Mais
21/04/2021 às 19h47

Produtores de leite relatam dificuldades e pedem mais recursos no Plano Safra

Os produtores de leite seguem pedindo um olhar atento do governo federal para a situação da cadeia produtiva. O momento é oportuno, já que o –

Leia Mais
21/04/2021 às 14h20

Leite: mesmo com queda no preço, produtor ainda tem lucro, diz Conab

Os produtores de leite têm conseguido manter a remuneração, mesmo com a queda dos preços praticados no mercado no último mês. Apesar da redução percebida –

Leia Mais
21/04/2021 às 09h03

Brasil adere à Declaração de Copenhague contra crimes na indústria pesqueira

O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, assina na próxima quinta-feira, 22, a Declaração de –

Leia Mais
20/04/2021 às 18h53

Oferta aumenta e preço do boi gordo recua para R$ 315 em SP

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos nesta terça-feira, 20, na maioria dos estados produtores. Segundo o analista de Safras & Mercado, –

Leia Mais
20/04/2021 às 11h42

JBS abre 3.500 vagas de trabalho em 13 estados e Distrito Federal

A maior empresa de proteína animal do mundo, JBS, abriu 3.500 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. As oportunidades são para atuar nas –

Leia Mais
20/04/2021 às 11h32

Carne bovina: MT exportou 40,46 mil toneladas em março

De acordo com os dados divulgados pela Secex, em março de 2021, Mato Grosso exportou 40,46 mil toneladas de carne bovina em Equivalente Carcaça (TEC) –

Leia Mais
20/04/2021 às 11h27

Bovinos: abate de fêmeas em MT despenca 26% no primeiro trimestre

Mato Grosso abateu 612,14 mil bois no primeiro trimestre de 2021, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Esse é o menor volume dos –

Leia Mais
20/04/2021 às 10h02

Carne suína: exportações alcançam valor recorde em Santa Catarina

Em março, Santa Catarina embarcou 55,7 mil toneladas de carne suína, faturando US$ 138,4 milhões – maior valor desde o início da série histórica em –

Leia Mais
20/04/2021 às 09h37

Carnes: importação da China supera 1 milhão de t, crescimento de 11,4%

As importações chinesas de carnes e miúdos totalizaram 1,02 milhão de toneladas em março deste ano, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral de –

Leia Mais