Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Para produtor de leite, corte no orçamento aumenta dificuldades no setor
Os cortes na Lei Orçamentaria para 2021 seguem repercutindo no setor produtivo. Para Joel Dalcin, produtor de leite em Doutor Maurício Cardoso (RS), as dificuldades –
Leia MaisApós sucessivas altas, preço do boi gordo registra queda em São Paulo
O mercado físico de boi gordo registrou preços mistos nesta quarta-feira, 14. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os preços caíram –
Leia MaisLeite: ministra defende união dos Conseleites para equilibrar o setor
O primeiro seminário dos Conselhos Paritários Produtores/Indústria de Leite dos estados aconteceu nesta quarta-feira, 14. O encontro virtual foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura –
Leia MaisLeite: ministério renova autorização que facilita venda por pequenos laticínios
O Ministério da Agricultura (Mapa) renovou uma autorização que beneficia pequenas indústrias de leite com dificuldades de vender sua produção por causa da pandemia do –
Leia MaisCastrolanda oficializa cancelamento do Agroleite 2021
A cooperativa Castrolanda informou nesta quarta-feira, 14, que a edição do Agroleite deste ano foi cancelada em virtude da pandemia de Covid-19. O evento tinha –
Leia MaisMilho continua em alta nos mercados físico e futuro
A pressão sobre o mercado de milho brasileiro segue grande, e com isso, os preços do cereal continuam a avançar no mercado físico. A terça-feira –
Leia MaisBoi gordo: contratos na B3 tem queda de 2%
O balcão segue firme e sustentado na pouca oferta de animais prontos para abate. Os preços em São Paulo se mantêm firmes entre R$ 315 –
Leia MaisMilho: cotações avançam no Brasil com oferta cada vez mais restrita
O mercado brasileiro de milho teve mais um dia de preços firmes. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, as dificuldades de –
Leia MaisOvos: granjas do RS devem rever alojamento para enfrentar alto custo do milho
Nos próximos meses, as granjas especializadas na produção de ovos devem rever o alojamento de animais para enfrentar o alto custo do milho. Diante do –
Leia MaisCasal de SC implanta sistema que permite algo raro na produção de leite: tirar férias
Um jovem casal de produtores de leite de Xanxerê, em Santa Catarina, dá exemplo de gestão da propriedade e consegue algo difícil de imaginar na –
Leia Mais