Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Aves: evento online discute tendências de mercado e sanidade até quinta
As tendências de mercado e sanidade da produção de aves começaram a ser debatidas nesta terça-feira, 6, no 21º Simpósio Brasil Sul de Avicultura. O –
Leia MaisMilho: Brasil deve produzir 114 milhões de toneladas na safra 2021/2022
O Brasil deverá produzir 114 milhões de toneladas de milho na safra 2021/22, segundo informações do boletim Gain Report, de adidos do Departamento de Agricultura –
Leia MaisProdutor independente de SC tem perda de R$ 300 por suíno terminado
Aproximadamente 45% dos produtores independentes de Santa Catarina se concentram na região Vale do Braço do Norte. Apenas no município de Braço do Norte são –
Leia MaisLeite: preço pago ao produtor recuou pelo terceiro mês seguido, diz Scot
O preço do leite pago ao produtor caiu no pagamento realizado em março, referente a produção entregue em fevereiro último. Foi a terceira queda consecutiva, –
Leia MaisBoi gordo: preços permanecem firmes sustentados pela baixa oferta
Terça-feira pouco movimentada no mercado de boi gordo. A morosidade persiste, tendo em vista que as indústrias, que atendem majoritariamente o mercado interno, ainda estão –
Leia MaisMilho: preço segue refletindo oferta escassa e necessidade de compra
O preço do milho em Campinas (SP) segue refletindo a oferta escassa e a necessidade de compra, sustentado em R$ 94 por saca. As cotações –
Leia MaisSimpósio Brasil Sul de Avicultura começa nesta terça, 6, em formato online
Começou nesta terça, 6, o 21º Simpósio Brasil Sul de Avicultura. O evento que é considerado um dos maiores do setor avícola latino-americano, vai ocorrer –
Leia MaisCarne bovina: Rússia tem grande poder de consumo, diz Benedito Rosa
O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta terça-feira, 6, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante a ligação, foi conversado sobre a aquisição –
Leia MaisColheita de milho 1ª safra atinge 88% da área no Paraná
A colheita da 1ª safra de milho 2020/21 no Paraná, atinge 88% da área. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura –
Leia MaisBoi gordo sobe em MT e vai a R$ 307 por arroba, diz Safras
O mercado físico de boi gordo registrou preços entre estáveis a mais altos nesta terça-feira, 6. Segundo o analista da Safras & Mercado Fernando Henrique –
Leia Mais