Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Milho: safra deve chegar a 4,323 mi de toneladas no RS, diz Emater
A safra 2020/21 de milhão em grão do Rio Grande do Sul deve somar 4,323 milhões de toneladas, em uma área de 796,2 mil hectares, –
Leia MaisDemanda interna fraca mantém valores da carne suína em queda
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços da carne suína recuaram pela quarta semana consecutiva. As vendas de –
Leia MaisSP: projeto que terceiriza inspeção sanitária de produto animal preocupa entidade
O projeto de lei que pretende terceirizar a inspeção sanitária de produtos de origem animal no estado (PL 596/2020), iniciativa do governo de São Paulo, –
Leia MaisMenor abate e embarque recorde explicam alta de preços da arroba do boi gordo
Devido a uma demanda externa aquecida e uma baixa oferta de animais para abate no Brasil os preços do boi gordo se mantiveram em patamares –
Leia MaisCoreia do Sul deve produzir 1,353 mi de toneladas de carne suína em 2021, estima USDA
A Coreia do Sul deverá produzir 1,353 milhão de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2021, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, –
Leia MaisGreve de produtores de leite persiste no oeste de Mato Grosso
Entrou na terceira semana a greve dos produtores de leite no oeste de Mato Grosso. Mais do que a insatisfação com o valor recebido, a –
Leia MaisOferta ajustada à demanda mantém preços do milho firmes no Brasil
O mercado brasileiro de milho manteve o cenário de cotações firmes, de estáveis a mais altas. Pouco a pouco os preços avançam diante da oferta –
Leia MaisCom mensagem impressa em ovos, granja pede para população ficar em casa
Uma granja cearense virou assunto nas redes sociais ao comercializar ovos com uma mensagem educativa no combate à pandemia de Covid-19. Na casca de cada –
Leia Mais‘Churrasco sem Heineken’: entidades pecuárias promovem campanha de boicote à marca
A postagem nas redes sociais da cervejaria Heineken declarando apoio ao Dia Mundial Sem Carne segue repercutindo no setor pecuário. Após a revolta de alguns –
Leia MaisEUA: futuros de suínos sobem na CME com estoques menores de carne
Os futuros de suínos negociados na Bolsa de Chicago (CME) fecharam em alta nesta terça-feira, 23, após dados terem mostrado estoques menores de carne suína –
Leia Mais