Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

16/03/2021 às 09h13

Primeiro semestre de 2021 será difícil para o setor de proteína animal, diz instituto

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) prevê um primeiro semestre difícil para o setor de proteína animal. Isso porque as indústrias têm operado com margens –

Leia Mais
16/03/2021 às 08h31

Boi gordo: na B3, contrato para maio sobe 1,15%

O mercado de boi gordo segue sua caminhada rumando os R$ 315 por arroba como referência em São Paulo, sustentado pela completa escassez de animal –

Leia Mais
15/03/2021 às 20h08

Crimes no campo contam com a participação de funcionários e parentes

O aumento de furtos e roubos de animais no campo tem preocupado produtores de todo o país. Em Santa Catarina e no Paraná, por exemplo, –

Leia Mais
15/03/2021 às 18h31

Boi gordo: tendência é de manutenção de preços mais altos no curto prazo, diz Safras

O mercado físico do boi gordo volta a apresentar preços mais altos no início da semana. O ambiente de negócios ainda sugere pela continuidade do –

Leia Mais
15/03/2021 às 16h01

Milho: vendas da safra 2020/21 atingem 70,89% da produção em Mato Grosso

Para a temporada 2020/21, a comercialização de milho ficou, pela primeira vez, atrás da safra passada sendo influenciada pelas incertezas do atraso na semeadura do –

Leia Mais
15/03/2021 às 14h56

Leite: custos sobem 29% em fevereiro e pressionam lucro do produtor

O produtor de leite está com a rentabilidade bastante pressionada, conforme análise de pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite. O principal motivo da –

Leia Mais
15/03/2021 às 12h33

Soja: valores no mercado interno oscilam com força na última semana, diz Cepea

Os preços da soja registraram oscilações mais expressivas ao longo da última semana, após a divulgação de relatórios de oferta e demanda além da influência –

Leia Mais
15/03/2021 às 12h24

Valor da Produção Agropecuária está previsto em R$ 1,032 trilhão neste ano

A previsão do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) para 2021 é de R$ 1,032 trilhão, o que representa 12,1% acima do obtido em 2020, –

Leia Mais
15/03/2021 às 12h03

Milho: saca chega a R$ 91,73 e indicador se aproxima de novo recorde

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do milho permanece em alta em todas as regiões que o centro de –

Leia Mais
15/03/2021 às 11h33

Poder de compra do avicultor de postura aumenta frente a farelo e cai em relação a milho

Os preços dos ovos permanecem em patamares recordes, segundo os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A desvalorização do farelo de –

Leia Mais