Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

11/01/2023 às 18h13

Carne bovina: exportação atinge 40,795 mil toneladas em janeiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 199,106 milhões em janeiro (5 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
10/01/2023 às 16h02

Ovos: produção nacional deve crescer pouco em 2023

Com o poder de compra da maior parte da população brasileira ainda bastante fragilizado, a demanda por ovos tende a seguir aquecida em 2023. Por –

Leia Mais
09/01/2023 às 15h02

Frango: setor avícola nacional espera crescimento em 2023

Apesar do cenário global desafiador – com risco de uma recessão influenciada por grandes potências econômicas mundiais – e de incertezas relacionadas à conjuntura nacional, –

Leia Mais
09/01/2023 às 12h14

Carne bovina: exportações da Argentina caem 0,5% em novembro

Em novembro, o volume exportado de carne bovina argentina foi equivalente a 52,5 mil toneladas em peso do produto, o que apresentou queda de 0,5% –

Leia Mais
05/01/2023 às 20h02

Suínos: expectativa é de crescimento do setor em 2023

Mesmo com as incertezas econômicas que permeiam o mercado mundial em 2023, a expectativa é de que o setor suinícola brasileiro cresça neste ano. Segundo –

Leia Mais
05/01/2023 às 19h02

Boi: oferta e demanda domésticas devem ter mais protagonismo na formação de preço

Desde 2019, o desempenho das exportações brasileiras de carne bovina vem sendo um fator preponderante na formação de preços da cadeia nacional de pecuária de –

Leia Mais
04/01/2023 às 15h09

Carnes: exportação de aves atinge 353,629 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 709,482 milhões em dezembro (22 dias úteis), –

Leia Mais
04/01/2023 às 10h08

Carne bovina: exportação atinge 152,798 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 756,468 milhões em dezembro (22 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
29/12/2022 às 13h02

Carne suína: exportações atingem 79 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 202,447 milhões em dezembro (17 dias úteis), com média diária de US$ 11,908 milhões. –

Leia Mais
29/12/2022 às 07h02

Carne bovina: exportação atinge 116,634 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 578,322 milhões em dezembro (17 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais