Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

28/12/2022 às 10h13

Carnes: Facta divulga cronograma de eventos para 2023

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) divulgou o cronograma de eventos para 2023. Estão previstos nove eventos sobre os mais importantes –

Leia Mais
27/12/2022 às 14h02

Ovos: vendas têm leve recuperação

As vendas de ovos melhoraram na semana passada, mas as cotações da proteína não conseguiram se recuperar em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Isso –

Leia Mais
26/12/2022 às 07h02

Boi: preço do boi está em recuperação, mas repasse à carne é parcial

Depois de cair com certa força em novembro e voltar ao menor patamar real desde outubro/19, o preço médio da arroba do boi gordo no –

Leia Mais
26/12/2022 às 06h02

Suínos: movimento de valorização eleva poder de compra

A procura aquecida por carne suína, sobretudo para atender à demanda de fim de ano, tem impulsionado os valores do animal vivo nesta segunda quinzena –

Leia Mais
22/12/2022 às 11h07

Carne suína: exportações atingem 55,047 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 140,782 milhões em dezembro (12 dias úteis), com média diária de US$ 11,371 milhões. –

Leia Mais
21/12/2022 às 07h02

Ovos: queda na procura reduz preços dos ovos

As cotações dos ovos caíram na semana passada na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo os colaboradores, a pressão veio do enfraquecimento da demanda –

Leia Mais
20/12/2022 às 13h02

Frango: preços se enfraquecem na maior parte das praças

Os preços da carne de frango se enfraqueceram nesta semana na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo agentes consultados, as recentes desvalorizações são reflexo –

Leia Mais
20/12/2022 às 11h02

Tilápia: movimento de alta nos valores segue firme

A baixa oferta de tilápias no mercado doméstico continuou impulsionando as cotações em novembro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Trata-se do quarto mês –

Leia Mais
19/12/2022 às 09h02

Suínos: demanda se aquece, e preço sobe

Com a proximidade das festas de fim de ano, a demanda por carne suinícola vem se aquecendo. Diante disso, os preços do suíno vivo e –

Leia Mais
19/12/2022 às 08h02

Boi: setor pecuário nacional investe, e abate cresce em 2022

Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade) ao longo dos últimos anos vêm sendo evidenciados atualmente –

Leia Mais