Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

04/11/2022 às 12h02

Comissão de Bovinocultura de Corte da CNA discute ações para a cadeia produtiva

A Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA se reuniu, na última segunda-feira (31), para discutir a biosseguridade em propriedades de bovinos e a –

Leia Mais
04/11/2022 às 07h02

Suínos: média do mês de OUT/22 fecha acima do mês de SET de 2022

As altas nos preços do suíno vivo verificadas no começo de outubro garantiram que a média mensal fechasse acima da registrada em setembro. Isso porque, –

Leia Mais
03/11/2022 às 20h07

Carne suína: exportações atingem 90,157 mil toneladas em outubro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 223,010 milhões em outubro (19 dias úteis), com média diária de US$ 11,737 milhões. –

Leia Mais
03/11/2022 às 15h05

Exportação de carne bovina atinge 188,558 mil toneladas em outubro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 1,103 bilhão em outubro (19 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
02/11/2022 às 08h02

Relação de troca entre boi e bezerro cai em Mato Grosso

Desde janeiro o mercado mato-grossense tem observado um maior volume de animais de reposição sendo ofertados dentro da porteira, enquanto a demanda não tem acompanhado –

Leia Mais
31/10/2022 às 16h02

Ovos: calor e redução da demanda pressionam cotações

Os preços dos ovos voltaram a cair nos principais mercados atacadistas do Brasil. De acordo com colaboradores consultados pelo Cepea, houve um enfraquecimento da procura, –

Leia Mais
31/10/2022 às 07h02

Frango: demanda se enfraquece nesta 2º quinzena

Com o avanço da segunda quinzena de outubro, a procura por carne de frango diminuiu. Diante disso, agentes do mercado atacadista consultados pelo Cepea indicaram –

Leia Mais
28/10/2022 às 07h02

Boi: diferença entre os preços do boi e da carne é a menor em 12 meses

A diferença média entre os preços do boi gordo (Indicador Cepea/B3) e da carne (carcaça casada negociada no atacado da Grande São Paulo) está em –

Leia Mais
28/10/2022 às 06h02

Suínos: competitividade de carne suíno recua frente a concorrentes

Enquanto os preços da carne suína registram forte alta de setembro para outubro, os da proteína de frango apresentam pequena elevação, e os da bovina, –

Leia Mais
27/10/2022 às 16h02

Carne bovina: Brasil deve produzir 10,450 milhões de t em 2023

O Brasil deverá produzir 10,450 milhões de toneladas de carne bovina (em equivalente carcaça) em 2023, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos –

Leia Mais