Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

27/10/2022 às 15h02

Carne suína: Brasil deve produzir 4,42 milhões de t em 2023

O Brasil deverá produzir 4,42 milhões de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2023, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos –

Leia Mais
26/10/2022 às 14h02

Carne suína: exportações atingem 74,326 mil toneladas em outubro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 184,394 milhões em outubro (14 dias úteis), com média diária de US$ 13,171 milhões. –

Leia Mais
26/10/2022 às 13h02

Exportação de aves atinge 287,533 mil toneladas em outubro

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam  US$ 590,229 milhões em outubro (14 dias úteis), –

Leia Mais
26/10/2022 às 10h02

Carne bovina: exportação atinge 142,692 mil toneladas em outubro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 841,679 milhões em outubro  (14 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
24/10/2022 às 19h02

Ovos: depois de um mês de estabilidade, preços recuam

Após completarem um mês de estabilidade, as cotações dos ovos comerciais recuaram nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, a desvalorização esteve atrelada à menor –

Leia Mais
22/10/2022 às 10h02

Frango: poder de compra do avicultor tem novo recuo

De setembro para a parcial de outubro, os preços do frango vivo têm registrado queda. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem do aumento da –

Leia Mais
21/10/2022 às 19h02

Suínos: preço mensal do vivo cai e poder de compra recua

Os preços do animal vivo estão em reação em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Apesar disso, a média de negociação do suíno nesta parcial –

Leia Mais
21/10/2022 às 18h02

Boi: cenário atual desanima confinador

O atual contexto de queda nas cotações da arroba bovina e de elevado patamar de preço de importantes itens dos custos de produção, especialmente os –

Leia Mais
20/10/2022 às 16h02

Carnes: diferença de preço da arroba entre Mato Grosso e São Paulo sobe em setembro

O diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo registrou um alargamento de 0,77 p.p no indicador médio da arroba do boi gordo e –

Leia Mais
20/10/2022 às 15h02

Custos de produção da suinocultura declina no terceiro trimestre em Mato Grosso

Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), os custos de produção da suinocultura tiveram um declínio de 2,79% no terceiro trimestre deste –

Leia Mais