Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

11/07/2022 às 18h02

Suínos: exportações atingem 83,536 mil t em julho

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 67,728 milhões em julho (6 dias úteis), com média diária de US$ 11,287 milhões. –

Leia Mais
10/07/2022 às 12h03

Exportações de frango crescem 8% no primeiro semestre no RS

As exportações de carne de frango (processada e in natura) do Rio Grande do Sul aumentaram 8% no primeiro semestre de 2022. No período de –

Leia Mais
07/07/2022 às 20h02

Frigol se habilita para exportar carne bovina para o Canadá

Presente em mais de 60 países pelo mundo, a Frigol acaba de obter mais uma certificação que permite ao frigorífico exportar proteína animal para o –

Leia Mais
05/07/2022 às 14h03

Milho: Paraguai espera recorde na produção da safrinha 2022

De acordo com a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comerciantes de Cereais e Oleaginosas (Capeco), o país espera um recorde na produção de milho da –

Leia Mais
05/07/2022 às 12h03

Suínos: rebanho na Alemanha é o menor em mais de 30 anos

De acordo com os resultados preliminares do inquérito populacional de suínos publicado pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis), a população de suínos na Alemanha caiu –

Leia Mais
04/07/2022 às 13h02

Carnes: rebanho de matrizes suínas da China cai 8% em maio, diz ministério

O Ministério da Agricultura da China disse nesta quinta-feira que seu rebanho de porcas caiu mais de 8% em maio em comparação com um ano –

Leia Mais
04/07/2022 às 07h02

Carne suína: exportações atingem 83,536 mil t em junho

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 202,945 milhões em junho (21 dias úteis), com média diária de US$ 9,664 milhões. –

Leia Mais
03/07/2022 às 12h02

Preço da carne de frango cai e eleva competitividade frente à suína, aponta Cepea

Os preços da carne de frango seguiram enfraquecidos em junho, ao passo que os valores da suína subiram. Diante disso, a competitividade da proteína avícola –

Leia Mais
01/07/2022 às 14h02

ABCS solicita ao MAPA inclusão de suínos na merenda escolar

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) levou para a Câmara Setorial de Suínos e Aves do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), –

Leia Mais
30/06/2022 às 18h01

Suínos: média de preços sobe no comparativo mensal, mas segue menor no anual

Os preços médios do suíno vivo em junho (até o dia 29) apresentam movimento de alta frente aos de maio. Por outro lado, na comparação –

Leia Mais