Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Carnes: Genômica Angus deve chegar a 8 mil cabeças até o fim de 2022
A genômica da raça Angus vem ganhando adesão entre criadores no Brasil. Segundo dados apresentados pelo gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus –
Leia MaisTerça-feira é o último dia para produtores rurais de SP declararem vacinação de rebanho
Terça-feira (7) é o último dia para produtores rurais paulistas realizarem a declaração de vacinação do rebanho contra a febre aftosa e a brucelose. A –
Leia MaisOvos: valores seguem estáveis há quase um mês
As cotações dos ovos comerciais iniciaram o mês de junho praticamente estáveis na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea, cenário que vem sendo observado desde –
Leia MaisColheita de milho de segunda safra em MT atinge 6%, diz Imea
A colheita de milho segunda safra em Mato Grosso avançou 3,61 pontos na semana e alcançou 5,98% da área plantada no Estado, segundo boletim do –
Leia MaisCom umidade dos grãos ainda alta, colheita da safrinha chega a 3% no Centro-Sul
A colheita da safrinha 2022 de milho alcançou na quinta-feira (2) 3% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 1,2% uma semana atrás e –
Leia MaisColheita da safra 21/22 de milho atinge 52% na Argentina
Levantamento semanal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que a colheita de milho da safra 2021/22 atingiu 52% da área estimada de 10,349 –
Leia MaisConab participa de evento sobre cadeia produtiva do leite
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentaram as principais ações do governo em apoio ao pequeno produtor durante o Workshop de Estruturação do Programa –
Leia MaisColheita de milho atinge 92% no Rio Grande do Sul
A colheita de milho atinge 92% da área no Rio Grande do sul. Na semana passada, eram 90%. Em igual momento do ano passado, eram –
Leia MaisAumento de casos de gripe aviária nos EUA pode elevar preços da carne
O surto contínuo de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) nos Estados Unidos está ameaçando o fornecimento de aves e pode elevar ainda mais os preços –
Leia MaisFrango: com vendas enfraquecidas, preços recuam em maio
De acordo com a avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o baixo poder de compra da população brasileira, fragilizado sobretudo pelo –
Leia Mais