Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

19/05/2022 às 11h02

Boi: China é destino de metade das exportações de carne do Brasil

As exportações brasileiras de carne bovina seguem registrando bom desempenho neste ano, sobretudo na China. Segundo dados da Secex, nos quatro primeiros meses de 2022, –

Leia Mais
19/05/2022 às 10h02

Suínos: preços caem em todas as praças acompanhadas pelo cepea

Os valores do suíno vivo e da carne estão em forte movimento de queda em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a pressão –

Leia Mais
18/05/2022 às 19h02

Carne suína: importações da China caem 67,6% em abril e atingem 140 mil t

Os dados da alfândega chinesa divulgados hoje para abril de 2022 mostram as importações de carne suína atingiram 140.000 t queda de 67,6% em relação –

Leia Mais
18/05/2022 às 13h02

Gripe aviária: França notifica mais 15 casos da cepa HPAI; o total é de 1.383

O Ministério da Agricultura da França confirmou mais 15 casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que tem sido responsável por surtos –

Leia Mais
18/05/2022 às 09h02

Carne suína: exportações atingem 33,357 milhões de toneladas em maio

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 78,486 milhões em maio (10 dias úteis), com média diária de US$ 7,848 milhões. –

Leia Mais
16/05/2022 às 18h02

Ovos: com oferta e demanda equilibradas, preço se estabiliza

Os preços dos ovos se estabilizaram ao longo da última semana, diante do equilíbrio entre a oferta e a demanda do produto. Pesquisadores do Cepea –

Leia Mais
16/05/2022 às 13h02

Carnes: abate de gado argentino cai 5,1% em abril em base anual

Em abril, a indústria frigorífica argentina abateu 1,041 milhão de bovinos, o que significou uma queda de 2,7% em relação a março e de 5,1% –

Leia Mais
16/05/2022 às 12h02

Milho: line-up prevê embarques de 2,125 milhões de t de março a maio

O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, indicou que poderão ser exportadas 2,125 milhões de toneladas de milho de março a maio, conforme –

Leia Mais
16/05/2022 às 11h02

Carnes: consumo per capita no Uruguai aumenta 4,46% em 2021

O consumo total estimado de carne em 2021 no Uruguai foi de 91,2 kg por habitante, o que representa um crescimento de 3,9 kg por –

Leia Mais
16/05/2022 às 08h02

Carne de frango: Brasil deve produzir 14,85 milhões de t em 2022

A produção de carne de frango no Brasil deverá chegar a 14,85 milhões de toneladas em 2022, segundo adidos do Departamento de Agricultura dos Estados –

Leia Mais