Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Carne bovina: exportação atinge 157,470 mil toneladas em abril
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 977,725 milhões em abril (19 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisSuínos: liquidez aumenta, preços do vivo e da carne sobem
Os preços do suíno reagiram em parte das praças acompanhadas pelo Cepea entre março e abril, visto que, no último mês, especialmente na segunda quinzena, –
Leia MaisBoi: agentes do setor se atentam às condições das pastagens e aos preços
Nesta época do ano, agentes do setor pecuário nacional reforçam as atenções sobre as condições das pastagens, que começam a ficar deterioradas. Segundo o Cepea, –
Leia MaisBRF registra prejuízo de R$ 1,5 bi no primeiro trimestre
A BRF reportou um prejuízo de 1,5 bilhão no primeiro trimestre de 2022, e o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado –
Leia MaisMinerva Foods informa 1º embarque de carne certificada carbono neutro
A Minerva informou ao mercado ter realizado, nesta segunda-feira (2) o primeiro embarque ao exterior de produto certificado Carbono Neutro no Uruguai. “Com a inclusão –
Leia MaisOvos: preços caem, mas média de abril é recorde
As cotações dos ovos comerciais recuaram na última semana de abril. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o ritmo de –
Leia MaisClima favorece desenvolvimento do milho 2ª safra no Centro-Sul, diz Conab
Apesar da redução no volume de chuvas no Centro-Sul do país, as condições durante as primeiras semanas de abril foram favoráveis para o desenvolvimento do –
Leia MaisCarnes: Bulgária abate mais de 160 mil aves após surtos de gripe aviária
A agência de segurança alimentar da Bulgária informou nesta sexta-feira surtos de gripe aviária em quatro fazendas de aves no norte da Bulgária, o que –
Leia MaisFrango: exportação elevada impulsiona preço da carne no Brasil
Mesmo com os recentes recuos dos preços da carne de frango, os altos patamares registrados no começo de abril garantiram aumento na média mensal. No –
Leia MaisLucro da Pilgrim’s Pride aumenta 180% no 1º trimestre,
A processadora norte-americana de carne de frango Pilgrim’s Pride, controlada pela brasileira JBS, obteve lucro líquido de US$ 280,4 milhões, ou US$ 1,15 por ação, –
Leia Mais