Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

04/04/2022 às 16h02

Ovos: com valorização em março, médias mensais renovam recordes reais

A baixa oferta de ovos comerciais, principalmente dos de tamanho maior, como o extra e o jumbo, aliada à firme demanda neste período de Quaresma, –

Leia Mais
03/04/2022 às 16h05

Milho: colheita da safra 2021/22 atinge 14,4% na Argentina

A colheita de milho da safra 2021/22 atingiu 14,4% na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é estimada em 7,3 –

Leia Mais
03/04/2022 às 14h02

Carne bovina: Brasil deve produzir 9,85 mi de toneladas em 2022, diz USDA

O Brasil deverá produzir 9,85 milhões de toneladas de carne bovina (em equivalente carcaça) em 2022, segundo informações divulgadas pelo boletim Grain Report, de adidos –

Leia Mais
03/04/2022 às 12h02

Carne suína: Brasil deve produzir 4,477 mi de toneladas em 2022

O Brasil deverá produzir 4,477 milhões de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2022, segundo informações divulgadas pelo boletim Grain Report, de adidos –

Leia Mais
02/04/2022 às 14h03

Brasil exporta primeiras doses de sêmen ultrablack ao Paraguai

O Brasil registrou a primeira exportação de doses de sêmen da raça ultrablack para o Paraguai. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), –

Leia Mais
01/04/2022 às 18h02

Frango: com demanda externa elevada, cotações do setor sobem com força em março

Desde os pintainhos até os cortes e miúdos, os preços internos de todos os produtos da avicultura de corte acompanhados pelo Cepea registraram forte aumento –

Leia Mais
31/03/2022 às 16h02

Boi: poder de compra de pecuarista que faz recria-engorda melhora em março

As valorizações da arroba do boi gordo neste ano e as quedas nas cotações dos animais para reposição (bezerro de 8 a 12) vêm resultando –

Leia Mais
31/03/2022 às 14h02

Competitividade de carne suína frente à de frango é a maior em mais de 3 anos

Enquanto os preços da carne de frango avançaram de maneira intensa de fevereiro para março, os valores da proteína suína subiram de forma mais modesta. –

Leia Mais
29/03/2022 às 13h02

Frigoríficos em MT usaram 69,28% da capacidade de abate em fevereiro, diz Imea

Os frigoríficos de Mato Grosso utilizaram menos sua capacidade total de abate em fevereiro ante janeiro, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em –

Leia Mais
29/03/2022 às 09h02

Valor do bezerro na Argentina é o maior em 20 anos

Os valores atuais do boi bezerro são os mais altos dos últimos 20 anos, com um aumento ano-a-ano de 14%, apontam analistas da Bolsa de –

Leia Mais