Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

04/03/2022 às 17h01

Argentina estabelece datas do plano de investimento em frigoríficos

O governo argentino estabeleceu novos prazos para apresentação de planos de investimento e adequação dos frigoríficos ao sistema de corte de carne bovina para sua –

Leia Mais
04/03/2022 às 15h02

Suínos: preços do animal vivo são os menores desde agosto

Os valores médios do suíno vivo recuaram em fevereiro em praticamente todas as praças acompanhadas pelo Cepea e voltaram aos menores patamares reais desde agosto –

Leia Mais
04/03/2022 às 08h02

Carnes: conflito na Ucrânia vai prejudicar custos na Argentina, diz Bolsa de Rosário

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia terá um impacto indireto no mercado de carnes, explicado principalmente pelo forte aumento do custo dos principais –

Leia Mais
03/03/2022 às 20h02

Ovos: poder de compra frente ao milho é maior em 12 meses

As consecutivas valorizações dos ovos comerciais em fevereiro elevaram o poder de compra do avicultor de postura frente aos principais insumos consumidos na atividade, milho –

Leia Mais
03/03/2022 às 13h00

Influenza aviária: vírus é encontrado em planteis não comerciais nos EUA

Um vírus altamente patogênico de influenza aviária (HPAI) foi encontrado em planteis não comerciais de aves nos estados de Connecticut e Iowa, nos Estados Unidos, –

Leia Mais
03/03/2022 às 11h15

Brasil deve embarcar 30 mil t de milho em março, aponta Anec

As exportações brasileiras de milho em março deverão atingir 30 mil toneladas, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). Em março –

Leia Mais
03/03/2022 às 08h33

Conflito no leste europeu eleva preço externo dos grãos; no BR, milho segue estável

A guerra entre Rússia e Ucrânia elevou com força os preços internacionais dos grãos, tendo em vista que o conflito gerou preocupações com a oferta –

Leia Mais
02/03/2022 às 20h02

Conab indica colheita da 1ª safra de milho em 23,3% no Brasil

A colheita da 1ª safra 2021/22 de milho atingia 23,3% da área no Brasil até o dia 26 de fevereiro, conforme levantamento semanal da Companhia –

Leia Mais
02/03/2022 às 18h02

Conab indica plantio do milho safrinha em 59,6% no Brasil

O plantio de milho safrinha avançou para 59,6% da área estimada no Brasil, com dados recolhidos até 26 de fevereiro. Na semana anterior, a semeadura –

Leia Mais
02/03/2022 às 10h01

Cobb anuncia investimentos de R$ 160 mi em expansão no Brasil

A Cobb-Vantress, LCC, uma das maiores empresas de genética avícola do mundo, vai investir R$ 160 milhões no Brasil para ampliar a sua capacidade de –

Leia Mais