Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

23/02/2022 às 11h18

Conab passa a divulgar custos de produção de aves de corte em portal

O Portal de Informações Agropecuárias da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) incluiu, a partir desta semana, o custo de produção de frangos de corte. Segundo –

Leia Mais
23/02/2022 às 09h01

Exportações brasileiras de milho devem totalizar 530 mil toneladas em fevereiro, diz Anec

As exportações brasileiras de milho deverão ficar em 530 mil toneladas em fevereiro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Em –

Leia Mais
22/02/2022 às 20h02

Milho: Conab indica plantio da safrinha 2022 em 46,4% no Brasil

O plantio da segunda safra de milho no Brasil atingia 46,4% da área até 19 de fevereiro. Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na –

Leia Mais
22/02/2022 às 16h03

Milho: Conab indica colheita da 1ª safra 2021/22 em 20,2% no Brasil

A colheita da 1ª safra 2021/22 de milho atingia 20,2% da área no Brasil até o dia 19 de fevereiro, conforme levantamento semanal da Companhia –

Leia Mais
22/02/2022 às 07h03

Carne bovina: preços voltam a subir em janeiro na Argentina

O preço da carne bovina aumentou 2,3% em janeiro, enquanto na primeira quinzena de fevereiro houve uma tendência de alta no preço do gado vivo, –

Leia Mais
21/02/2022 às 20h01

Milho: ausência de compradores no spot pressiona cotações

Os preços do milho recuaram novamente no mercado brasileiro na última semana, influenciados sobretudo pela ausência de compradores. Segundo colaboradores do Cepea, esses agentes buscam –

Leia Mais
21/02/2022 às 19h03

Ovos: preços renovam as máximas nominais

A oferta limitada de ovos – principalmente dos de maior tamanho – desde o fim de janeiro somada ao aquecimento da demanda na primeira quinzena –

Leia Mais
21/02/2022 às 18h04

Carne bovina: exportação atinge 110,4 mil toneladas na 3ª semana de fevereiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 614,111 milhões em fevereiro (14 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
19/02/2022 às 14h03

Colheita de milho da safra 2021/22 atinge 1,7% na Argentina

A colheita de milho da safra 2021/22 foi iniciada e atinge 1,7% na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é –

Leia Mais
19/02/2022 às 12h01

SC lança programa voltado para pescadores com investimento de R$ 28 milhões

Os municípios do Litoral Sul de Santa Catarina são os primeiros beneficiados pelo Programa SC Mais Pesca. O governador Carlos Moisés lançou oficialmente o programa, –

Leia Mais