Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Cotações do milho registram pequenos reajustes
Os preços internos do milho seguiram praticamente estáveis na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea nos últimos dias, apesar das recentes estimativas indicando redução –
Leia MaisFrango: com demanda firme, preços sobem
Os preços do frango registraram aumento nos últimos dias, visto que a procura final pela carne voltou a se aquecer nesta segunda semana de fevereiro. –
Leia MaisSafra argentina de milho segue prevista em 48 mi de t, aponta BCR
Os números da safra argentina de milho 2021/22 de janeiro permanecem inalterados, mantendo uma estimativa de produção de 48 milhões de toneladas, 8 milhões de –
Leia MaisPreços do suíno reagem em muitas regiões
Após registrarem quedas intensas por algumas semanas, os preços do suíno vivo reagiram nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, esse recente movimento de recuperação, –
Leia MaisVantagem do boi sobre a carne se amplia, aponta Cepea
Enquanto as exportações brasileiras de carne bovina apresentam forte desempenho nestas primeiras semanas do ano – e sustentam os preços da arroba do animal para –
Leia MaisPilgrim’s Pride, controlada pela JBS, registra lucro líquido de US$ 36,8 milhões no quarto trimestre de 2021
A processadora norte-americana de carne de frango Pilgrim’s Pride, controlada pela JBS, registrou lucro líquido de US$ 36,8 milhões, ou US$ 0,15 por ação, no –
Leia MaisMinerva diz que monitorar 100% dos fornecedores diretos no Paraguai
A Minerva Foods anunciou que se tornou a primeira empresa do setor a monitorar 100% de suas fazendas fornecedoras diretas no Paraguai. Na região, a Minerva –
Leia MaisMilho: Brasil deve embarcar 521,203 mil toneladas em fevereiro, aponta Anec
As exportações brasileiras de milho deverão ficar em 521,203 mil toneladas em fevereiro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Em –
Leia MaisRicardo Santin é reeleito vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi reeleito vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês). A nomeação –
Leia MaisConab indica colheita de milho verão em 14,6% no Brasil
A colheita da 1ª safra 2021/22 de milho atingia 14,6% da área no Brasil até o dia 5 de fevereiro, conforme levantamento semanal da Companhia –
Leia Mais