Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

25/01/2022 às 18h01

Custo de produção da safra 21/22 de milho avança 31% em Mato Grosso

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a última estimativa para o custo de produção do milho para a safra 21/22 no estado. Assim, –

Leia Mais
25/01/2022 às 09h01

Cotações do milho seguem em alta, aponta Cepea

Os preços do milho continuam em alta no mercado físico nacional, mesmo com o início da colheita da primeira safra no Sul. Segundo colaboradores do –

Leia Mais
24/01/2022 às 20h01

Plantio do milho safrinha chega a 9,71% em Mato Grosso

O plantio da safrinha de milho do Mato Grosso chegou a 9,71% da área estimada para 2022. O número é do Instituto Mato-Grossense de Economia –

Leia Mais
24/01/2022 às 19h01

Relação de troca de ovo por milho é a pior da história, diz Cepea

Com os ovos desvalorizados e os preços do milho e do farelo de soja em alta, o poder de compra do avicultor de postura recuou –

Leia Mais
24/01/2022 às 18h04

Milho: Brasil exporta 1,7 mi de toneladas na parcial de janeiro

As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 428,476 milhões em janeiro (15 dias úteis), com média diária de US$ 28,565 milhões. A –

Leia Mais
24/01/2022 às 09h03

Cavalo árabe: égua de criação brasileira é campeã no Kuwait

Uma égua da raç árabe de criação brasileira se consagrou campeã na exposição Kuwait Purebred Arabian Horse Show, que aconteceu nos dias 15 e 16 –

Leia Mais
24/01/2022 às 08h02

Avicultura: 22º Simpósio Brasil Sul ocorre de 5 a 7 de abril

O 22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) e a 13ª Brasil Sul Poultry Fair terão novidades neste ano. Os eventos serão híbridos, com realização –

Leia Mais
23/01/2022 às 18h01

Exportações brasileiras para países árabes têm melhor ano desde 2013

As exportações brasileiras para a Liga Árabe, organização regional formada por sete países do bloco, somaram em 2021 US$ 14,42 bilhões, alta de 26,15% sobre –

Leia Mais
23/01/2022 às 12h03

Leite: Sindilat-RS define taxa do Fundesa para 2022

O recolhimento para o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) pela cadeia produtiva da bovinocultura de leite neste ano foi definido em R$ –

Leia Mais
22/01/2022 às 12h03

Milho: plantio 2021/22 atinge 87,9% na Argentina

O plantio de milho da safra 2021/22 atinge 87,9% da área na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é projetada –

Leia Mais