Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Abate de bovinos chega ao menor nível desde 2015 em Mato Grosso
A quantidade de animais abatidos em 2021 totalizou 4,71 milhões de cabeças em Mato Grosso, volume que não é observado desde o ano de 2015, –
Leia MaisComercialização da safra 21/22 de milho tem aumento expressivo em MT
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola, a safra 20/21 apresentou um avanço de 2,56 p.p. ante novembro/21 e totalizou 97,62% da produção –
Leia MaisMilho: oferta dos EUA deve atingir 415 mi de toneladas, diz Safras
A oferta total de milho dos Estados Unidos pode atingir 415,9 milhões de toneladas na temporada 2021/22, segundo estimativas da Safras & Mercado, tendo como –
Leia MaisPlantio de milho atinge 1,57% em Mato Grosso, diz Imea
A semeadura da safra de milho 2021/22 de Mato Grosso atingiu 1,57%, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 14 –
Leia MaisMilho é negociado acima dos R$ 100/sc em algumas praças, aponta Cepea
Em algumas praças acompanhadas pelo Cepea, a saca de 60 kg do milho já vem sendo negociada acima de R$ 100, como é caso de –
Leia MaisApós forte queda, preço do ovo reage na 2ª semana do mês
Os preços dos ovos comerciais apresentaram reajustes positivos na segunda semana de janeiro, recuperando apenas parte das intensas perdas verificadas no início do ano, quando –
Leia MaisInfluenza aviária: vírus é encontrado em marreco selvagem na Carolina do Sul, nos EUA
Um vírus altamente patogênico de influenza aviária foi encontrado em um marreco selvagem no condado de Colleton, na Carolina do Sul, informou o Departamento de –
Leia MaisDemanda fraca pressiona cotações do frango, aponta Cepea
Os preços do frango inteiro estão em queda neste começo de janeiro na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a pressão vem –
Leia MaisFalta de chuvas atrasa plantio de milho na Argentina
O plantio de milho da safra 2021/22 atinge 86,4% da área na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é projetada –
Leia MaisBRF cria joint venture com fundo da Arábia Saudita para produção de frangos
A BRF anunciou a criação de uma joint venture com o fundo soberano da Arábia Saudita, PIF (Public Investment Fund), para a produção de frango –
Leia Mais