Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

13/01/2022 às 20h02

Soja: vendas líquidas semanais dos EUA ficam em 735,6 t em 2021/22

As exportações líquidas norte-americanas de soja, referentes à temporada 2021/22, com início em 1 de setembro, ficaram em 735.600 toneladas na semana encerrada em 6 –

Leia Mais
13/01/2022 às 19h01

Embarques de suínos seguem firmes, mas preço interno cai, diz Cepea

As exportações brasileiras de carne suína encerraram 2021 em volumes elevados e seguem registrando bom desempenho neste começo de 2022. Pesquisadores do Cepea indicam que, –

Leia Mais
13/01/2022 às 18h03

Arroba do boi gordo é negociada acima de R$ 330, aponta Cepea

Os preços médios da arroba bovina negociada em São Paulo estão se mantendo acima dos R$ 330 desde o início deste ano, atingindo recorde nominal –

Leia Mais
13/01/2022 às 10h00

MS: 99,6% do rebanho do estado foi vacinado contra aftosa em 2021, diz Iagro

A Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) afirmou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa alcançou –

Leia Mais
12/01/2022 às 13h02

Exportação de frango para os Emirados Árabes cresce 29% em 2021

O Brasil se mantém como um importante exportador de carne de frango para os países árabes, especialmente para os Emirados Árabes Unidos. Dados da Associação –

Leia Mais
12/01/2022 às 12h03

Lácteos: Fonterra, da Nova Zelândia, reduz em 1,6% estimativa de coleta em 2021/22

A companhia de lácteos Fonterra, da Nova Zelândia, reduziu sua estimativa de coleta de leite no país na temporada 2021/22, que começou em 1º de –

Leia Mais
11/01/2022 às 12h00

Na Austrália, falta de mão de obra prejudica produção e distribuição de frango

As ações do Inghams Group caíram acentuadamente nesta terça-feira, depois que o maior produtor de frango da Austrália alertou que sua produção e distribuição foram –

Leia Mais
10/01/2022 às 08h03

Argentina aprova exportação de sebo para combustível ao Brasil

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina aprovou a exportação de 54 toneladas de sebo industrial da fábrica de Insuga, no –

Leia Mais
10/01/2022 às 06h02

Milho: plantio atinge 94% da área no RS; colheita chega a 13%

O plantio de milho atinge 94% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 93%. Em igual período do ano passado, eram –

Leia Mais
09/01/2022 às 18h01

Produtores do Brasil devem comprovar uso de termos de IGs europeias para manter direito

Produtores brasileiros têm até 6 de março para comprovar uso de termos de indicações geográficas (IGs) europeias para manter o direito a partir do Acordo –

Leia Mais