Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

14/11/2021 às 15h06

Embrapa diz que Brasil está preparado para evitar entrada da peste suína africana

Em julho deste ano, um foco de peste suína africana (PSA) na República Dominicana deixou em alerta autoridades de sanidade animal no Brasil, especialmente para –

Leia Mais
12/11/2021 às 14h01

Ovos: exportação no ano cresce 139% em volume e 110% em receita

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que, em outubro, o Brasil exportou 819 toneladas de ovos in natura e processados, 150% mais que –

Leia Mais
12/11/2021 às 11h02

Frango: receita obtida com exportação é recorde em outubro

A receita em Reais obtida com os embarques de carne de frango em outubro foi a maior da série da Secex, iniciada em 1997 e –

Leia Mais
11/11/2021 às 14h01

Boi: preços da arroba reagem neste começo de novembro

Depois de recuarem com força em setembro e em outubro, os preços do boi gordo reagiram neste começo de novembro.  No acumulado da parcial deste –

Leia Mais
11/11/2021 às 13h02

Suínos: após recorde em setembro, exportação cai em outubro

Depois de terem atingido recorde em setembro, as exportações brasileiras de carne suína recuaram em outubro.  Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada –

Leia Mais
11/11/2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos –

Leia Mais
11/11/2021 às 08h50

Lucro da JBS é de R$ 7,6 bilhões no 3º trimestre; 142% a mais que em 2020

A JBS encerrou o terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 7,586 bilhões, ou R$ 3,01 por ação, um avanço de 142,1% ante –

Leia Mais
10/11/2021 às 18h07

Nova chefia da Embrapa Suínos e Aves toma posse

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) a posse da nova chefia da Embrapa Suínos e Aves. O pesquisador Everton Luís Krabbe assumiu a gestão no –

Leia Mais
10/11/2021 às 15h45

Sistema permite que o produtor faça emissão de GTA através de aplicativo

Aconteceu nesta terça-feira, 9, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o lançamento da Câmara Setorial de Equídeos, –

Leia Mais
10/11/2021 às 09h25

BNDES suspende pedidos de financiamento na Pronaf Investimento

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu mais uma linha de crédito subsidiado, no âmbito do Plano Safra 2021/22, por causa “do –

Leia Mais