Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

03/11/2021 às 17h32

Governo federal lança vídeo de alerta sobre a peste suína africana

O governo federal lançou nas redes sociais uma campanha de conscientização sobre o risco da peste suína africana chegar ao país. O vídeo de animação –

Leia Mais
03/11/2021 às 14h34

Pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro no Paraná

Começou no dia 1º de novembro o período de restrição à pesca de peixes nativos no Paraná, que irá se estender até 28 de fevereiro –

Leia Mais
03/11/2021 às 12h02

Milho: Imea mantém estimativa de produção e área em 2021/22 para Mato Grosso

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua estimativa de produção de milho no estado na safra 2021/2022 em 39,57 milhões de toneladas. Se –

Leia Mais
03/11/2021 às 11h32

Pecuária brasileira faz parte da solução climática, diz CEO da JBS

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, falou –

Leia Mais
29/10/2021 às 19h10

Boi gordo: mercado segue lento e arroba registra nova queda

O mercado físico de boi gordo registrou preços pouco alterados nesta sexta-feira, 29. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a semana –

Leia Mais
29/10/2021 às 16h53

Finais da Nacional da raça Mangalarga acontecem neste domingo, 31

A 43ª Nacional Mangalarga teve início no dia 21 de outubro e segue até o próximo domingo, 31. A abertura oficial da tradicional competição com –

Leia Mais
29/10/2021 às 11h02

Frango: com queda dos insumos, poder de compra do avicultor aumenta

O poder de compra do avicultor paulista está mais elevado neste mês frente aos principais insumos utilizados na atividade, milho e farelo de soja. Segundo –

Leia Mais
28/10/2021 às 17h50

Boi gordo: valor da arroba segue em queda, com criadores retraídos, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos nesta quinta-feira, 28, estendendo as perdas da semana. Segundo o analista da Safras & Mercado, –

Leia Mais
28/10/2021 às 17h29

Aftosa: 2ª etapa da campanha de vacinação começa nesta segunda, 1

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 terá início na próxima segunda-feira, 1. Nesta etapa, deverão ser vacinados –

Leia Mais
28/10/2021 às 15h02

Suínos: dos cortes ao vivo, preços recuam neste fim de mês

Os preços dos produtos suinícolas acompanhados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estão em queda neste encerramento de outubro. Segundo pesquisadores do –

Leia Mais