Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Boi gordo: baixa demanda de consumo no mercado interno causa pressão de preços
A baixa demanda de consumo no mercado interno casado em conjunto com a menor necessidade de matéria prima por parte das indústrias frigorificas fazem com –
Leia MaisVocê viu? Restrições na Argentina podem impactar mercado global de carnes
Ao analisar o mercado de carne bovina a nível mundial, o Rabobank, em relatório relativo ao terceiro trimestre de 2021, deu uma atenção especial à –
Leia MaisFrango: Tyson Foods investe US$ 300 mi em unidade de alimentos preparados nos EUA
A processadora de carne Tyson Foods, dos Estados Unidos, vai investir US$ 300 milhões para construir uma fábrica de alimentos preparados de frango em Danville, –
Leia MaisAnimais começam a chegar na Expointer nesta segunda-feira
A recepção e inspeção dos animais de argola (de exposição) que participam da 44ª Expointer serão iniciadas na próxima segunda-feira, 30, a partir das 8h, –
Leia MaisEmbrapa aponta boas práticas na criação de caprinos e ovinos durante a pandemia
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está auxiliando e incentivando criadores de caprinos e ovinos do Semiárido brasileiro com a adoção de boas práticas –
Leia MaisCarnes: Argentina definirá na próxima semana medidas sobre exportação
O Ministro de Desenvolvimento Produtivo da Argentina, Matías Kulfas, disse que o atual esquema de exportação de carnes que expira em 31 de agosto é –
Leia MaisBoi gordo: oferta de animais de confinamento aumenta e preços seguem em queda
O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos na maioria das regiões de produção e comercialização nesta sexta-feira, 27. Segundo o analista de –
Leia MaisMinerva anuncia compra de frigoríficos de ovinos na Austrália
A Minerva está diversificando seu portfólio e avançando em uma expansão geográfica com a compra de dois frigoríficos de ovinos na Austrália em joint venture –
Leia MaisEmbrapa disponibiliza sementes de capim-sudão para produtores habilitados
A Embrapa Pecuária Sul está ofertando sementes básicas da cultivar de capim-sudão BRS Estribo para produtores regularmente habilitados com o Registro Nacional de Sementes e –
Leia MaisBoi gordo: movimentação dos preços segue lenta, aponta Agrifatto
A movimentação dos preços da arroba do boi gordo continua lenta no mercado físico. As cotações variam em sentidos diferentes nas praças pecuárias brasileiras. Em –
Leia Mais