11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

03/04/2021 às 09h01

Canal do Criador transmite missa de Páscoa no próximo domingo, 4

Domingo, dia 4 de abril, é celebrada uma das datas mais importantes do cristianismo. A Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo, sempre traz uma –

Leia Mais
02/04/2021 às 16h13

Dos 10 principais produtos agrícolas exportados, apenas 3 tiveram alta nos preços em dólar

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que dos dez principais produtos agrícolas que o Brail vendeu ao exterior, apenas o café –

Leia Mais
01/04/2021 às 18h47

Preços da carne bovina podem subir neste início de abril, diz Safras

O mercado físico de boi gordo segue com preços firmes. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a escassez de oferta é –

Leia Mais
01/04/2021 às 08h10

Rússia anuncia primeira vacina contra Covid-19 para animais

A transmissão do novo coronavírus para animais pode gerar, no futuro, mutações perigosas. No ano passado, autoridades europeias optaram por sacrificar milhões de visions para –

Leia Mais
01/04/2021 às 08h10

Pecuarista tem prejuízo de R$ 350 mil com gado furtado e oferece recompensa

Mais um crime no campo volta a preocupar pecuaristas, dessa vez, em São Paulo. No último domingo, 21, a produtora Fabíola Fonseca perdeu 73 garrotes –

Leia Mais
01/04/2021 às 08h02

Boi gordo: no indicador Cepea, preço da arroba subiu mais de 5% em março

Quarta-feira de lentidão no mercado spot de boi gordo. Poucas negociações foram concretizadas, mas foram registradas pequenas oscilações positivas nos preços. A demanda externa e –

Leia Mais
31/03/2021 às 20h23

Couro sustentável: ONG viabiliza renda a mulheres no interior de SP

Na segunda parte da reportagem especial sobre a sustentabilidade na cadeia do couro, vamos conhecer um projeto social em Potim, no interior de São Paulo, –

Leia Mais
31/03/2021 às 18h29

Milho: importações de fora do Mercosul volta a ter tarifa de 8% nesta quinta-feira

A partir de desta quinta-feira, 1º, as importações de milho de países de fora do Mercosul voltarão a ter tarifa de 8% sobre o valor –

Leia Mais
31/03/2021 às 11h32

Suínos: futuros sobem em Chicago com oferta mais restrita nos EUA

Os futuros de suínos negociados na Bolsa de Chicago (CME) fecharam em alta nesta terça-feira, 30, refletindo a oferta mais restrita nos Estados Unidos. Dados –

Leia Mais
31/03/2021 às 07h34

Boi gordo: semana de feriado pressiona preços no mercado atacadista

Como previsto, a semana tem relevado poucas novidades no mercado atacadista de carne bovina. Dada a pequena movimentação dos players, onde não se vê oferta –

Leia Mais