11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

17/03/2021 às 13h38

Governador de SP anuncia que vai zerar imposto para leite e reduzir ICMS para carnes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 17, que, após “amplo debate com setores produtivos”, o estado irá isentar o leite –

Leia Mais
17/03/2021 às 13h17

SP anuncia isenção de ICMS para leite pasteurizado e redução para carne

O governador de São Paulo, João Doria, revogou a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o leite pasteurizado do estado. –

Leia Mais
17/03/2021 às 13h01

Abates de bovinos em Mato Grosso recuam 4,53% em fevereiro, diz Imea

Em fevereiro de 2021, o Mato Grosso abateu cerca de 350,57 mil cabeças de bovinos, dos quais 202,88 mil eram machos e 147,69 mil fêmeas. –

Leia Mais
17/03/2021 às 08h01

Carne bovina: com restrições mais rígidas, mercado atacadista segue sem perspectivas

Com a piora do cenário brasileiro frente a contaminação pela Covid-19, as medidas restritivas endureceram em grande parte do território brasileiro, destaque para o estado de –

Leia Mais
17/03/2021 às 07h01

Polícia recupera carga de leite avaliada em R$ 76 mil no Paraná

A Polícia Civil do Paraná apreendeu 24 mil quilos de leite desviados para um mercado em Ribeirão do Pinhal, no norte do estado. A mercadoria –

Leia Mais
17/03/2021 às 06h31

Conselho do Minerva aprova investimento em inovação nos EUA

O conselho de administração da Minerva aprovou a celebração do memorando de entendimentos entre sua controlada MF92 e a Amyris, empresa norte-americana do setor de –

Leia Mais
16/03/2021 às 18h41

Produção de suínos no Vietnã deve crescer até 12% em 2021, estima Rabobank

O Vietnã deve buscar um quadro de recuperação do rebanho suíno em 2021, mantendo as importações de animais reprodutores. De acordo com o Rabobank, a –

Leia Mais
16/03/2021 às 17h45

Boi gordo sobe e arroba chega no maior valor do ano em São Paulo

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais altos na maioria das praças de produção e comercialização nesta terça-feira, 16. Segundo o analista de –

Leia Mais
16/03/2021 às 14h11

China deve reduzir importações de carne suína em 2021, diz Rabobank

A crescente demanda de importação de carne suína e outras espécies da China foi um grande impulsionador da demanda nos mercados globais de proteína animal –

Leia Mais
16/03/2021 às 11h27

Sistema desenvolvido no Brasil identifica cada bovino no campo por ‘reconhecimento facial’

Experimentos estão tornando possível a identificação individual de animais no campo e no pasto por meio de visão computacional. A técnica irá substituir brincos, tatuagens –

Leia Mais