11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

15/03/2021 às 07h31

Boi gordo: escassez de oferta continua a superar demanda

Mesmo com o medo e a apreensão com as novas medidas restritivas tomada pelos governos estaduais, a escassez de oferta continua a superar a demanda –

Leia Mais
13/03/2021 às 19h01

Novo sistema antecipa diagnóstico de mastite em vacas leiteiras

Já pensou em saber previamente qual vaca do rebanho pode desenvolver mastite e consegui diminuir o prejuízo com a doença desde o começo? Uma startup –

Leia Mais
13/03/2021 às 13h06

Defesa agropecuária no Brasil é uma das mais fortes do mundo, diz CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) comemorou o parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que reconheceu Paraná, Rio Grande –

Leia Mais
13/03/2021 às 12h05

Boi gordo: preço da arroba sobe 53% em 12 meses, avalia Deral

A arroba do boi teve preço reajustado em 53% nos últimos 12 meses, o que refletiu diretamente no bolso dos consumidores brasileiros de carne. A –

Leia Mais
12/03/2021 às 18h34

Boi gordo sobe e chega ao maior valor da semana

O mercado físico do boi gordo teve mais um dia de alta nos preços nesta sexta-feira, 12. Os frigoríficos ainda encontram um quadro de oferta –

Leia Mais
12/03/2021 às 09h31

Frango: poder de compra do produtor aumenta em relação ao farelo de soja

Neste início de março, os preços do frango vivo estão em alta, enquanto as cotações do farelo de soja têm registrado leves baixas. Assim, segundo –

Leia Mais
12/03/2021 às 09h01

BRF assina contrato com Banco do Brasil para financiar painéis solares em granjas

A  indústria de alimentos BRF informou que assinou contrato com o Banco do Brasil (BB) para financiar a instalação de painéis de energia solar nas –

Leia Mais
12/03/2021 às 08h01

Boi gordo: mercado interno segue estagnado e liquidez continua baixa

O mercado interno segue estagnado, os preços não avançam e a liquidez continua baixa. Porém, na B3, a arroba do boi gordo segue em alta, –

Leia Mais
12/03/2021 às 07h31

Milho: preço segue avançando com compradores refazendo estoques

O preço do milho no mercado interno segue avançando no físico, a cotação do cereal na referência Campinas ultrapassou os R$91,50 por saca refletindo a –

Leia Mais
11/03/2021 às 17h03

Carne bovina: China deve produzir 7 mi de toneladas em 2021, estima USDA

A China deverá produzir 7 milhões de toneladas de carne bovina (em equivalente carcaça) em 2021, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos –

Leia Mais