Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades
O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil.
Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.
“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra.
Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira.
Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.
“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura.
No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul.
Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução.
“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.
Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais.
“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida.
Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor.
“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.
“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F.
Canal do Criador
Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais.
Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.
Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.
Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.
“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural.
Novidades
Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.
Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.
“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.
A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.
Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.
Identidade visual
Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio.
“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.
VEJA TAMBÉM
Carne bovina: exportação atinge 55,618 mil toneladas em outubro
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 331,736 milhões em outubro (5 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisOvos: preços seguem estáveis pela terceira semana consecutiva
Os preços dos ovos registraram mais uma semana de estabilidade. Com a oferta e a demanda pelo produto bem ajustadas, o mercado segue operando com –
Leia MaisPapa Francisco é presenteado com queijo minas artesanal
O Papa Francisco foi presenteado com um produto tipicamente brasileiro. Na última semana, o líder da Igreja Católica ganhou um queijo minas artesanal (QMA) premiado –
Leia MaisFrango: valores da carne estão em alta neste começo de mês
Os preços da carne de frango estão subindo no mercado brasileiro neste começo de outubro na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo colaboradores consultados –
Leia MaisBoi: mesmo com exportações intensas, preços do boi se enfraquecem
Mesmo diante do intenso ritmo das exportações brasileiras de carne bovina in natura nos dois últimos meses – com volumes acima de 200 mil toneladas –
Leia MaisAgronegócio é o setor é o mais contemplado com leilão de 5G
O agronegócio é o setor mais contemplado com o leilão de 5G. A afirmação foi dada pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante o AgroForum –
Leia MaisSuínos: preços do suíno vivo recuam em todas as regiões
Os valores do suíno vivo têm registrado quedas no mercado independente de todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Pesquisadores do Cepea indicam que, como geralmente –
Leia MaisBoi: movimento de desvalorização da carne se intensifica nesta 2º quinzena
Nesta segunda quinzena de setembro, os preços da carne bovina (carcaça casada) estão em queda no mercado atacadista da Grande São Paulo. Segundo pesquisadores do –
Leia MaisCarnes: Mato Grosso abate 1,1 milhão de bovinos no 2º trimestre
Segundo os dados do IBGE, o 1º semestre de 2022 foi de aumento no abate de bovinos e na produção de carne tanto em nível –
Leia MaisCarnes: boa oferta de bezerros faz com que preço recue em Mato Grosso
Acompanhando o cenário de pressão na arroba do boi gordo, o mercado de reposição seguiu andando de lado nas últimas semanas. O bom volume ofertado –
Leia Mais