Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades
O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil.
Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.
“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra.
Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira.
Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.
“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura.
No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul.
Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução.
“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.
Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais.
“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida.
Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor.
“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.
“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F.
Canal do Criador
Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais.
Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.
Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.
Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.
“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural.
Novidades
Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.
Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.
“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.
A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.
Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.
Identidade visual
Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio.
“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.
VEJA TAMBÉM
Frango: preço da carne de frango cai em junho e perde competitividade
O valor médio da carne de frango negociado no atacado da Grande São Paulo recuou de maio para junho. As proteínas suína e bovina, por –
Leia MaisSuínos: preço médio do suínos cai em junho
O preço médio do suíno vivo posto na indústria caiu de maio para junho no spot paulista. Ressalta-se que a forte reação nos valores do –
Leia MaisBoi: volume exportado no 1º semestre é o 2º maior da história
O volume de carne bovina in natura embarcado pelo Brasil no primeiro semestre de 2023 foi o segundo maior da história para este período, considerando-se –
Leia MaisCarnes: Exportações de genética avícola dobram em 2023
Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações de genética avícola do Brasil (entre pintos de 1 dia e ovos férteis) –
Leia MaisSuínos: demanda aumenta, e animal vivo e carne se valorizam
Os valores pagos pelo suíno vivo posto na indústria e os da carne negociada no atacado estão subindo nesta segunda quinzena de junho em todas –
Leia MaisBoi: primeiro semestre se encerra com valores em queda, mas preço esboça reação
Os preços da arroba do boi gordo vêm esboçando certa reação neste final de junho. Apesar disso, o primeiro semestre se encerra com os valores –
Leia MaisOvos: preço cai e movimento de alta de quase quatro meses é interrompido
Os preços dos ovos, que vinham em movimento de alta desde fevereiro, passaram a cair nos últimos dias, pressionados pelo enfraquecimento da demanda. Nem mesmo –
Leia MaisFrango: poder de compra recua e oferta elevada da carne pressiona o vivo
O poder de compra do avicultor está em queda nesta parcial de junho, apesar das consecutivas baixas nos preços dos principais insumos da atividade avícola –
Leia MaisCarne Suína: Filipinas deve produzir 925 mil toneladas em 2023
Filipinas deverá produzir 925 mil toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2023, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos do Departamento –
Leia MaisCarne de Frango: Filipinas deve produzir 1,475 milhão de t em 2023
Filipinas deverá produzir 1,475 milhão de toneladas de carne de frango em 2023, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos do Departamento de –
Leia Mais