Ir para o conteúdo
11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

11/07/2022 às 18h02

Suínos: exportações atingem 83,536 mil t em julho

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 67,728 milhões em julho (6 dias úteis), com média diária de US$ 11,287 milhões. –

Leia Mais
10/07/2022 às 12h03

Exportações de frango crescem 8% no primeiro semestre no RS

As exportações de carne de frango (processada e in natura) do Rio Grande do Sul aumentaram 8% no primeiro semestre de 2022. No período de –

Leia Mais
07/07/2022 às 20h02

Frigol se habilita para exportar carne bovina para o Canadá

Presente em mais de 60 países pelo mundo, a Frigol acaba de obter mais uma certificação que permite ao frigorífico exportar proteína animal para o –

Leia Mais
05/07/2022 às 14h03

Milho: Paraguai espera recorde na produção da safrinha 2022

De acordo com a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comerciantes de Cereais e Oleaginosas (Capeco), o país espera um recorde na produção de milho da –

Leia Mais
05/07/2022 às 12h03

Suínos: rebanho na Alemanha é o menor em mais de 30 anos

De acordo com os resultados preliminares do inquérito populacional de suínos publicado pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis), a população de suínos na Alemanha caiu –

Leia Mais
04/07/2022 às 13h02

Carnes: rebanho de matrizes suínas da China cai 8% em maio, diz ministério

O Ministério da Agricultura da China disse nesta quinta-feira que seu rebanho de porcas caiu mais de 8% em maio em comparação com um ano –

Leia Mais
04/07/2022 às 07h02

Carne suína: exportações atingem 83,536 mil t em junho

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 202,945 milhões em junho (21 dias úteis), com média diária de US$ 9,664 milhões. –

Leia Mais
03/07/2022 às 12h02

Preço da carne de frango cai e eleva competitividade frente à suína, aponta Cepea

Os preços da carne de frango seguiram enfraquecidos em junho, ao passo que os valores da suína subiram. Diante disso, a competitividade da proteína avícola –

Leia Mais
01/07/2022 às 14h02

ABCS solicita ao MAPA inclusão de suínos na merenda escolar

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) levou para a Câmara Setorial de Suínos e Aves do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), –

Leia Mais
30/06/2022 às 18h01

Suínos: média de preços sobe no comparativo mensal, mas segue menor no anual

Os preços médios do suíno vivo em junho (até o dia 29) apresentam movimento de alta frente aos de maio. Por outro lado, na comparação –

Leia Mais