24 de março de 2021 às 17h25

‘Churrasco sem Heineken’: entidades pecuárias promovem campanha de boicote à marca

A postagem nas redes sociais da cervejaria Heineken declarando apoio ao Dia Mundial Sem Carne segue repercutindo no setor pecuário. Após a revolta de alguns internautas, algumas entidades do setor pecuário endossaram as críticas à empresa e decidiram lançar a campanha #ChurrascoSemHeineken.

O movimento foi encabeçado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). “A empresa mostra total desrespeito de desconsideração à pecuária brasileira, que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo. A Febrac sugere que os pecuaristas façam o mesmo o instituam o “Churrasco sem Heineken”, diz nota divulgada pela entidade.

A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), também aderiu à campanha e propôs que associados, parceiros e pecuaristas utilizassem a hastag #Churrasco sem Heineken em postagens nas redes sociais. O presidente da Nelore Mato Grosso, Aldo Rezende Telles, acredita que a marca vai sofrer um boicote dos pecuaristas e do setor agro após a polêmica.

“O churrasco sempre combinou com cerveja a marca pede para não comer carne? Isso é uma coisa sem nexo e ofende quem produz e trabalha para alimentar o país. Quem sairá perdendo será a marca”, afirma Telles.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) não declarou apoio oficial à campanha da Febrac, mas em suas redes sociais compartilhou uma mensagem com a seguinte frase “Carne é nossa fiel paixão, cerveja é somente uma opção”. O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, disse que as cervejarias deveriam ser parceiras da pecuária e não inimigas.

Por meio de nota, a Heineken disse que a post apoiando o Dia Mundial Sem Carne tinha a intenção de mostrar ao público que a cerveja também atende aos veganos. A empresa reforçou que a mensagem não significa a desvalorização de qualquer setor da economia.

Apenas no Instagram, a hastag #Churrasco sem Heineken acumula mais de 600 publicações.

21/08/2021 às 12h32

Lácteos: canais de distribuição pressionam e cotações dos derivados recuam em julho

Os valores dos produtos lácteos foram pressionados em julho pelos canais de distribuição, que buscaram preços mais acessíveis aos consumidores brasileiros. De acordo com as –

Leia Mais
20/08/2021 às 09h15

ABPA e Apex lançam marca para fortalecer exportação de carne de pato

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançaram, nesta quinta-feira, 19, uma marca internacional –

Leia Mais
20/08/2021 às 08h41

Comissão de Agricultura da Câmara visita produtores de leite em São Paulo

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados está visitando propriedades rurais com produção de leite e derivados nos municípios –

Leia Mais
19/08/2021 às 17h03

EUA vendem 11,1 mil t de carne bovina para entrega em 2021 na semana, diz USDA

Exportadores dos Estados Unidos venderam 11,1 mil toneladas de carne bovina para entrega em 2021 na semana encerrada em 12 de agosto, informou na manhã –

Leia Mais
19/08/2021 às 15h49

Tocantins confirma mais um cavalo infectado com mormo; total de casos chega a 17

O Tocantins registrou mais um caso de mormo em um cavalo que estava em uma propriedade no município de Filadélfia, região norte do estado. Segundo –

Leia Mais
19/08/2021 às 14h32

Cade aprova compra da Uniaves pela Pif Paf

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da Companhia de Alimentos Uniaves pela Pif Paf, nome fantasia da –

Leia Mais
19/08/2021 às 10h02

Suínos: poder de compra cresce no mês, mas ainda está menor que o verificado há um ano

O poder de compra de suinocultores independentes frente aos principais insumos da alimentação – milho e farelo de soja – vem aumentando neste mês de –

Leia Mais
19/08/2021 às 09h05

Leite: clima adverso e custos em alta mantêm avanço de preços no campo

Sazonalmente, o período de julho a setembro é marcado pela transição da produção leiteira. São os meses finais que marcam a entressafra, e, a partir –

Leia Mais
19/08/2021 às 06h02

Preço do frango em Mato Grosso do Sul sobe 20,56% em um ano

O preço do frango em Mato Grosso do Sul no mês de julho foi 20,56% maior que em igual mês de 2020, segundo a Ceasa/MS. –

Leia Mais
18/08/2021 às 10h48

Mercado de inseminação artificial de bovinos no Brasil cresce 65,4% no semestre

O mercado de inseminação artificial de bovinos no Brasil movimentou 16,794 milhões de doses de sêmen no primeiro semestre deste ano, volume 65,4% maior em –

Leia Mais