Consumo de proteína animal está presente em 98% dos lares brasileiros
O consumo de proteína animal no Brasil está presente em 98,5% dos lares. O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango, com 94%, carne suína, com 80%, carne bovina, com 79% e peixe, com 65%. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP), divulgada nesta quarta-feira, 23.
De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram consumir ovos todos os dias. No caso da carne de frango, 54% consomem até três vezes por semana. Com a mesma frequência, 34% informaram consumir carne suína.
- Carne bovina: governo argentino reestabelece exportação, mas define cotas para produtores
- Diferença de preços entre carne suína e bovina bate recorde, diz Cepea
Questionados sobre a proteína animal mais consumida na residência, o ovo foi o principal mencionado por 35% dos entrevistados, seguido pela carne de frango, com 34% e a carne suína, por 4%. Realizada durante o período de pandemia, a pesquisa apontou que o consumo das carnes ocorre especialmente em casa.
Sobre frequência de compra, a pesquisa indicou que a compra de ovos ocorre semanalmente para 24% dos entrevistados, e quinzenalmente para 21%. No caso de frango, a compra é quinzenal para 22% e duas a três vezes por semana para 21%. No caso da carne suína, 24% preferem realizar a compra com frequência mensal.
E estas compras ocorrem, predominantemente, em supermercados e hipermercados, seja para carne de frango, carne suína e ovos. Em segundo lugar, o açougue é o principal ponto de compra para aves e suínos. Para os ovos, o mercado de bairro é a preferência.
No caso da carne de frango, 69% dos entrevistados preferem adquirir o produto em cortes, seguido por frango inteiro, com 22%; 9% declararam comprar ambos os produtos. Os resfriados lideram as compras, com 55%, contra 40% de congelados, e 5% que informam adquirir os produtos nas duas formas.
Em suínos, a preferência por produtos resfriados predomina, conforme 43% dos entrevistados. Congelados são a preferência de 26%, e 31% adquirem em outras apresentações. Linguiça, bacon, bisteca, costela, salsicha e pernil são os produtos suínos mais comprados.
Para ovos, 92% informaram comprar ovos convencionais. Uma parte deles, 36%, também informaram adquirir ovos caipira. Ovos brancos são os mais adquiridos, por 57% dos entrevistados, enquanto 15% adquirem o vermelho e 28% informaram comprar ambos.
Opção saudável
Em relação às características dos produtos, 82% consideram a carne de frango uma proteína saudável e 68% veem a proteína como mais prática de se preparar que as carnes vermelhas. Para o ovo, também 82% percebem o produto como uma excelente fonte de proteína, e 74% ressaltam como um dos alimentos mais completos e de alto valor nutricional. Para suínos, 73% preferem carnes não temperadas.
Alguns mitos ainda perduram. Entre os entrevistados, 59% ainda acreditam no famoso “mito dos hormônios” – houve, entretanto, retração neste índice, que era de 72% em 2012. No caso de suínos, 54% discordam que o produto tem baixo teor de gordura – o que já foi desmentido por diversas pesquisas. Em ovos, há a percepção de que o ovo vermelho é mais nutritivo que o branco.
Consumo de proteína animal na pandemia
Sobre os efeitos da pandemia, em média 22% dos entrevistados informaram ter aumentado a compra de ovos, carne de frango e carne suína. O ovo foi o principal destaque – dentre os que aumentaram as compras, 37% dos entrevistados aumentaram as compras no período pandêmico. Em frango, este índice chegou a 32% e de carne suína, 5%. Entre as principais razões apontadas estão fatores como preço e aumento do número das refeições nos lares.
Outro efeito foi a compra on-line. As compras de carne de frango, de ovos e de suínos mais que dobraram com a pandemia – subiram, em média, de 2% para 5% dos entrevistados realizando suas compras pela internet.
“O levantamento apontou insights importantes, como a necessidade de manter a inovação na apresentação dos produtos e indicativos de que o e-commerce ganhou força. Ainda não é possível dizer se são efeitos permanentes ou demandas de um período pandêmico, mas indicam a forte relação do consumo de produtos com o contexto em que o consumidor está inserido”, avalia Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, que coordenou a pesquisa.
Focando em anseios de consumo, o principal destaque levantado pelos entrevistados está na embalagem – 39% apresentaram alguma sugestão. Questões como facilidade de higienização, praticidade e segurança no transporte e armazenamento, e embalagens biodegradáveis e recicláveis estão entre as mais apontadas.
“A pesquisa aponta importantes desafios de imagem, como é o caso dos mitos de consumo. Mas, ao mesmo tempo, indicou grandes conquistas para o nosso setor, como o reconhecimento por 53% deles de que o Brasil é o maior exportador de aves do planeta. São avanços importantes e indicativos de que há ainda muito a avançar’, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.
A pesquisa foi realizada entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, com 2.500 entrevistas em 113 cidades pelo país. Foram mais de 3 mil horas de entrevistas realizadas por 120 profissionais, focando membros das residências com poder de decisão de compra no domicílio, de ambos os sexos, das classes A,B,C,D e E, com idades entre 18 e 65 anos.
VEJA TAMBÉM
Carne bovina: Argentina exporta ao México pela primeira vez
A Argentina concluiu a primeira exportação de carne bovina para o México após mais de 10 anos de negociações. A amostra consiste em uma tonelada –
Leia MaisBoi: suspensão dos envios a China completa um mês
A suspensão dos envios da carne bovina brasileira à China completa um mês nesta quinta-feira, 23. Agentes do setor pecuário nacional esperam que a retomada –
Leia MaisSuínos: preços caem em todas as regiões
As cotações da carne e do suíno vivo estão em movimento de queda nesta segunda quinzena de março em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. –
Leia MaisExportação de aves atinge 291,347 mil toneladas em março
As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 548,366 milhões em março (13 dias úteis), –
Leia MaisCarne bovina: exportação atinge 89,807 mil toneladas em março
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 436,793 milhões em março (13 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisFrango: carne de frango se valoriza na primeira quinzena de março
As altas de preços da carne de frango registradas no início de março, ainda que tímidas, sustentaram a média da parcial do mês. Segundo dados –
Leia MaisInfecções por peste suína africana na China crescem após feriado do Ano Novo Lunar
Dados de empresas de testes chinesas mostraram que as infecções por peste suína africana explodiram no país após o período do feriado do Ano Novo –
Leia MaisSuínos: poder de compra do suinocultor recua
A queda nas cotações do animal vivo nestes últimos dias vem reduzindo o poder de compra do suinocultor paulista frente aos principais insumos da atividade, –
Leia MaisBoi: diferença de preços do arroba e da carne é a maior desde de outubro de 2021
Os preços da arroba do boi gordo seguem enfraquecidos no mercado nacional, cenário que vem sendo verificado desde o final de fevereiro, quando os embarques –
Leia MaisCarne bovina: exportação atinge 67,427 mil toneladas em março
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 328,357 milhões em março (8 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia Mais