Ir para o conteúdo
23 de junho de 2021 às 11h13

Consumo de proteína animal está presente em 98% dos lares brasileiros

O consumo de proteína animal no Brasil está presente em 98,5% dos lares. O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango, com 94%, carne suína, com 80%, carne bovina, com 79% e peixe, com 65%. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP), divulgada nesta quarta-feira, 23.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram consumir ovos todos os dias. No caso da carne de frango, 54% consomem até três vezes por semana. Com a mesma frequência, 34% informaram consumir carne suína.

Questionados sobre a proteína animal mais consumida na residência, o ovo foi o principal mencionado por 35% dos entrevistados, seguido pela carne de frango, com 34% e a carne suína, por 4%. Realizada durante o período de pandemia, a pesquisa apontou que o consumo das carnes ocorre especialmente em casa.

Sobre frequência de compra, a pesquisa indicou que a compra de ovos ocorre semanalmente para 24% dos entrevistados, e quinzenalmente para 21%. No caso de frango, a compra é quinzenal para 22% e duas a três vezes por semana para 21%. No caso da carne suína, 24% preferem realizar a compra com frequência mensal.

E estas compras ocorrem, predominantemente, em supermercados e hipermercados, seja para carne de frango, carne suína e ovos. Em segundo lugar, o açougue é o principal ponto de compra para aves e suínos. Para os ovos, o mercado de bairro é a preferência.

No caso da carne de frango, 69% dos entrevistados preferem adquirir o produto em cortes, seguido  por frango inteiro, com 22%; 9% declararam comprar ambos os produtos. Os resfriados lideram as compras, com 55%, contra 40% de congelados, e 5% que informam adquirir os produtos nas duas formas.

Em suínos, a preferência por produtos resfriados predomina, conforme 43% dos entrevistados. Congelados são a preferência de 26%, e 31% adquirem em outras apresentações. Linguiça, bacon, bisteca, costela, salsicha e pernil são os produtos suínos mais comprados.

Para ovos, 92% informaram comprar ovos convencionais. Uma parte deles, 36%, também informaram adquirir ovos caipira. Ovos brancos são os mais adquiridos, por 57% dos entrevistados, enquanto 15% adquirem o vermelho e 28% informaram comprar ambos.

Opção saudável

Em relação às características dos produtos, 82% consideram a carne de frango uma proteína saudável e 68% veem a proteína como mais prática de se preparar que as carnes vermelhas. Para o ovo, também 82% percebem o produto como uma excelente fonte de proteína, e 74% ressaltam como um dos alimentos mais completos e de alto valor nutricional. Para suínos, 73% preferem carnes não temperadas.

Alguns mitos ainda perduram. Entre os entrevistados, 59% ainda acreditam no famoso “mito dos hormônios” – houve, entretanto, retração neste índice, que era de 72% em 2012. No caso de suínos, 54% discordam que o produto tem baixo teor de gordura – o que já foi desmentido por diversas pesquisas. Em ovos, há a percepção de que o ovo vermelho é mais nutritivo que o branco.

Consumo de proteína animal na pandemia

Sobre os efeitos da pandemia, em média 22% dos entrevistados informaram ter aumentado a compra de ovos, carne de frango e carne suína. O ovo foi o principal destaque – dentre os que aumentaram as compras, 37% dos entrevistados aumentaram as compras no período pandêmico. Em frango, este índice chegou a 32% e de carne suína, 5%.  Entre as principais razões apontadas estão fatores como preço e aumento do número das refeições nos lares.

Outro efeito foi a compra on-line. As compras de carne de frango, de ovos e de suínos mais que dobraram com  a pandemia – subiram, em média, de 2% para 5% dos entrevistados realizando suas compras pela internet.

“O levantamento apontou insights importantes, como a necessidade de manter a inovação na apresentação dos produtos e indicativos de que o e-commerce ganhou força.  Ainda não é possível dizer se são efeitos permanentes ou demandas de um período pandêmico, mas indicam a forte relação do consumo de produtos com o contexto em que o consumidor está inserido”, avalia Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, que coordenou a pesquisa.

Focando em anseios de consumo, o principal destaque levantado pelos entrevistados está na embalagem – 39% apresentaram alguma sugestão. Questões como facilidade de higienização, praticidade e segurança no transporte e armazenamento, e embalagens biodegradáveis e recicláveis estão entre as mais apontadas.

“A pesquisa aponta importantes desafios de imagem, como é o caso dos mitos de consumo.  Mas, ao mesmo tempo, indicou grandes conquistas para o nosso setor, como o reconhecimento por 53% deles de que o Brasil é o maior exportador de aves do planeta. São avanços importantes e indicativos de que há ainda muito a avançar’, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A pesquisa foi realizada entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, com 2.500 entrevistas em 113 cidades pelo país. Foram mais de 3 mil horas de entrevistas realizadas por 120 profissionais, focando membros das residências com poder de decisão de compra no domicílio, de ambos os sexos, das classes A,B,C,D e E, com idades entre 18 e 65 anos.

19/05/2021 às 15h01

Milho: safrinha em Mineiros (GO) deve ter perdas de 20% devido à estiagem

Sem chuvas desde o final de abril, a situação das lavouras de milho safrinha piorou ainda mais em Mineiros, no sudoeste de Goiás. A expectativa –

Leia Mais
18/05/2021 às 19h36

Oferta de boi gordo começa a diminuir em algumas regiões do país, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta terça-feira nas principais praças de produção e comercialização do país. Segundo o analista de Safras –

Leia Mais
18/05/2021 às 16h42

Produtores argentinos anunciam greve contra suspensão de exportação de carne

A Comissão de Enlace das Entidades Agropecuárias da Argentina (CEEA), grupo que reúne as principais entidades agropecuárias da Argentina, está pedindo ao setor que paralise –

Leia Mais
18/05/2021 às 15h15

Governo quer criar aplicativo para monitorar ocorrências da cigarrinha

O enfezamento é uma infecção transmitida pela cigarrinha, fator que está preocupando muitos agricultores. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou nesta –

Leia Mais
18/05/2021 às 15h01

Marfrig: suspensão de embarques de carne bovina argentina pode impactar lucro

A Marfrig Global Foods S.A. informou aos seus acionistas e ao mercado em geral que o governo da Argentina suspendeu, por 30 dias, as exportações –

Leia Mais
18/05/2021 às 14h15

Milho: quebra em MG deve ser de pelo menos 40%, diz Aprosoja

A quebra na segunda safra de milho de Minas Gerais já passa de 40%, de acordo com a Aprosoja do estado. Em entrevista ao Canal –

Leia Mais
18/05/2021 às 06h31

Feira Exposição de Outono começa em Uruguaiana (RS) e vai até 31 de maio

Uma das mais tradicionais mostras da pecuária gaúcha, a Exposição de Outono de Uruguaiana começou neste fim de semana e vai até 30 de maio, –

Leia Mais
17/05/2021 às 20h29

Ovos: forte desvalorização reduz poder de compra do avicultor

O mercado desaquecido e a consequente dificuldade em escoar a produção de ovos comerciais têm pressionado as cotações da proteína em maio, enquanto o milho –

Leia Mais
17/05/2021 às 19h31

Cooperativa Aurora assume operações do grupo Agrodanieli

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Chapecó (SC), assumiu nesta segunda-feira, 17, o comando das unidades de produção de aves do Grupo Agrodanieli adquiridas em –

Leia Mais
17/05/2021 às 18h58

Mercado do boi gordo vê preços estabilizarem, mas exportações preocupam

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta segunda-feira, 17. Segundo o analista de Safras &  Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos ainda –

Leia Mais