23 de junho de 2021 às 11h13

Consumo de proteína animal está presente em 98% dos lares brasileiros

O consumo de proteína animal no Brasil está presente em 98,5% dos lares. O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango, com 94%, carne suína, com 80%, carne bovina, com 79% e peixe, com 65%. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP), divulgada nesta quarta-feira, 23.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram consumir ovos todos os dias. No caso da carne de frango, 54% consomem até três vezes por semana. Com a mesma frequência, 34% informaram consumir carne suína.

Questionados sobre a proteína animal mais consumida na residência, o ovo foi o principal mencionado por 35% dos entrevistados, seguido pela carne de frango, com 34% e a carne suína, por 4%. Realizada durante o período de pandemia, a pesquisa apontou que o consumo das carnes ocorre especialmente em casa.

Sobre frequência de compra, a pesquisa indicou que a compra de ovos ocorre semanalmente para 24% dos entrevistados, e quinzenalmente para 21%. No caso de frango, a compra é quinzenal para 22% e duas a três vezes por semana para 21%. No caso da carne suína, 24% preferem realizar a compra com frequência mensal.

E estas compras ocorrem, predominantemente, em supermercados e hipermercados, seja para carne de frango, carne suína e ovos. Em segundo lugar, o açougue é o principal ponto de compra para aves e suínos. Para os ovos, o mercado de bairro é a preferência.

No caso da carne de frango, 69% dos entrevistados preferem adquirir o produto em cortes, seguido  por frango inteiro, com 22%; 9% declararam comprar ambos os produtos. Os resfriados lideram as compras, com 55%, contra 40% de congelados, e 5% que informam adquirir os produtos nas duas formas.

Em suínos, a preferência por produtos resfriados predomina, conforme 43% dos entrevistados. Congelados são a preferência de 26%, e 31% adquirem em outras apresentações. Linguiça, bacon, bisteca, costela, salsicha e pernil são os produtos suínos mais comprados.

Para ovos, 92% informaram comprar ovos convencionais. Uma parte deles, 36%, também informaram adquirir ovos caipira. Ovos brancos são os mais adquiridos, por 57% dos entrevistados, enquanto 15% adquirem o vermelho e 28% informaram comprar ambos.

Opção saudável

Em relação às características dos produtos, 82% consideram a carne de frango uma proteína saudável e 68% veem a proteína como mais prática de se preparar que as carnes vermelhas. Para o ovo, também 82% percebem o produto como uma excelente fonte de proteína, e 74% ressaltam como um dos alimentos mais completos e de alto valor nutricional. Para suínos, 73% preferem carnes não temperadas.

Alguns mitos ainda perduram. Entre os entrevistados, 59% ainda acreditam no famoso “mito dos hormônios” – houve, entretanto, retração neste índice, que era de 72% em 2012. No caso de suínos, 54% discordam que o produto tem baixo teor de gordura – o que já foi desmentido por diversas pesquisas. Em ovos, há a percepção de que o ovo vermelho é mais nutritivo que o branco.

Consumo de proteína animal na pandemia

Sobre os efeitos da pandemia, em média 22% dos entrevistados informaram ter aumentado a compra de ovos, carne de frango e carne suína. O ovo foi o principal destaque – dentre os que aumentaram as compras, 37% dos entrevistados aumentaram as compras no período pandêmico. Em frango, este índice chegou a 32% e de carne suína, 5%.  Entre as principais razões apontadas estão fatores como preço e aumento do número das refeições nos lares.

Outro efeito foi a compra on-line. As compras de carne de frango, de ovos e de suínos mais que dobraram com  a pandemia – subiram, em média, de 2% para 5% dos entrevistados realizando suas compras pela internet.

“O levantamento apontou insights importantes, como a necessidade de manter a inovação na apresentação dos produtos e indicativos de que o e-commerce ganhou força.  Ainda não é possível dizer se são efeitos permanentes ou demandas de um período pandêmico, mas indicam a forte relação do consumo de produtos com o contexto em que o consumidor está inserido”, avalia Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, que coordenou a pesquisa.

Focando em anseios de consumo, o principal destaque levantado pelos entrevistados está na embalagem – 39% apresentaram alguma sugestão. Questões como facilidade de higienização, praticidade e segurança no transporte e armazenamento, e embalagens biodegradáveis e recicláveis estão entre as mais apontadas.

“A pesquisa aponta importantes desafios de imagem, como é o caso dos mitos de consumo.  Mas, ao mesmo tempo, indicou grandes conquistas para o nosso setor, como o reconhecimento por 53% deles de que o Brasil é o maior exportador de aves do planeta. São avanços importantes e indicativos de que há ainda muito a avançar’, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A pesquisa foi realizada entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, com 2.500 entrevistas em 113 cidades pelo país. Foram mais de 3 mil horas de entrevistas realizadas por 120 profissionais, focando membros das residências com poder de decisão de compra no domicílio, de ambos os sexos, das classes A,B,C,D e E, com idades entre 18 e 65 anos.

30/03/2021 às 20h01

Alfonsin: Com retirada de incentivos, dificilmente haverá êxito no Fiagro

Foi publicada nesta terça-feira, 30, a Lei 14.130/21, que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), instrumento de captação de recursos para –

Leia Mais
30/03/2021 às 19h52

Sustentabilidade: couro entrega produto final com 85% de origem biológica

A bovinocultura de corte é uma das principais atividades produtivas do agronegócio brasileiro e os derivados bovinos estão presentes em mais de 2 milhões de –

Leia Mais
30/03/2021 às 18h51

Dólar elevado dá suporte para novas altas do boi gordo

O mercado físico de boi gordo segue com preços firmes. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o ambiente continua difícil em –

Leia Mais
30/03/2021 às 15h32

Milho: colheita da 1ª safra chega a 82% da área no Paraná

A colheita da 1ª safra de milho 2020/21 no Paraná, atinge 82% da área. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura, –

Leia Mais
30/03/2021 às 08h30

Carne bovina: dificuldade no escoamento atrapalha negociação no mercado atacadista

A dificuldade em escoar carne bovina continua grande para os varejistas e distribuidores em São Paulo, o início da semana santa trouxe consigo pouca negociação –

Leia Mais
30/03/2021 às 07h32

Plantio de milho alcança 99% da área em Mato Grosso

O plantio de milho em Mato Grosso atingiu 99,58% da área, avanço semanal de 2,01 pontos porcentuais, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária –

Leia Mais
29/03/2021 às 20h28

Milho: preços estabilizam no mercado brasileiro nesta segunda

O mercado brasileiro de milho apresentou preços pouco alterados nesta segunda-feira, 29. O dia foi calmo na comercialização. Em algumas regiões o mercado está sustentando-se –

Leia Mais
29/03/2021 às 18h35

Preço do boi gordo sobe mais uma vez e arroba vai a R$ 317

O mercado físico de boi gordo registrou preços predominantemente mais altos nesta segunda-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o ambiente –

Leia Mais
29/03/2021 às 16h41

Em 15 dias, exportações de carne suína superam montante embarcado em março/20

As exportações de carne suína do Brasil seguem apresentando bom ritmo em março. Até a terceira semana deste mês, o país embarcou 66,157 mil toneladas –

Leia Mais
29/03/2021 às 16h33

Greve de produtores de leite do oeste de MT é encerrada sem acordo com laticínios

Mesmo sem acordo com os laticínios, produtores de leite do oeste de Mato Grosso decidiram encerrar a greve das entregas, que vinha sendo mantida há –

Leia Mais