23 de junho de 2021 às 11h13

Consumo de proteína animal está presente em 98% dos lares brasileiros

O consumo de proteína animal no Brasil está presente em 98,5% dos lares. O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango, com 94%, carne suína, com 80%, carne bovina, com 79% e peixe, com 65%. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP), divulgada nesta quarta-feira, 23.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram consumir ovos todos os dias. No caso da carne de frango, 54% consomem até três vezes por semana. Com a mesma frequência, 34% informaram consumir carne suína.

Questionados sobre a proteína animal mais consumida na residência, o ovo foi o principal mencionado por 35% dos entrevistados, seguido pela carne de frango, com 34% e a carne suína, por 4%. Realizada durante o período de pandemia, a pesquisa apontou que o consumo das carnes ocorre especialmente em casa.

Sobre frequência de compra, a pesquisa indicou que a compra de ovos ocorre semanalmente para 24% dos entrevistados, e quinzenalmente para 21%. No caso de frango, a compra é quinzenal para 22% e duas a três vezes por semana para 21%. No caso da carne suína, 24% preferem realizar a compra com frequência mensal.

E estas compras ocorrem, predominantemente, em supermercados e hipermercados, seja para carne de frango, carne suína e ovos. Em segundo lugar, o açougue é o principal ponto de compra para aves e suínos. Para os ovos, o mercado de bairro é a preferência.

No caso da carne de frango, 69% dos entrevistados preferem adquirir o produto em cortes, seguido  por frango inteiro, com 22%; 9% declararam comprar ambos os produtos. Os resfriados lideram as compras, com 55%, contra 40% de congelados, e 5% que informam adquirir os produtos nas duas formas.

Em suínos, a preferência por produtos resfriados predomina, conforme 43% dos entrevistados. Congelados são a preferência de 26%, e 31% adquirem em outras apresentações. Linguiça, bacon, bisteca, costela, salsicha e pernil são os produtos suínos mais comprados.

Para ovos, 92% informaram comprar ovos convencionais. Uma parte deles, 36%, também informaram adquirir ovos caipira. Ovos brancos são os mais adquiridos, por 57% dos entrevistados, enquanto 15% adquirem o vermelho e 28% informaram comprar ambos.

Opção saudável

Em relação às características dos produtos, 82% consideram a carne de frango uma proteína saudável e 68% veem a proteína como mais prática de se preparar que as carnes vermelhas. Para o ovo, também 82% percebem o produto como uma excelente fonte de proteína, e 74% ressaltam como um dos alimentos mais completos e de alto valor nutricional. Para suínos, 73% preferem carnes não temperadas.

Alguns mitos ainda perduram. Entre os entrevistados, 59% ainda acreditam no famoso “mito dos hormônios” – houve, entretanto, retração neste índice, que era de 72% em 2012. No caso de suínos, 54% discordam que o produto tem baixo teor de gordura – o que já foi desmentido por diversas pesquisas. Em ovos, há a percepção de que o ovo vermelho é mais nutritivo que o branco.

Consumo de proteína animal na pandemia

Sobre os efeitos da pandemia, em média 22% dos entrevistados informaram ter aumentado a compra de ovos, carne de frango e carne suína. O ovo foi o principal destaque – dentre os que aumentaram as compras, 37% dos entrevistados aumentaram as compras no período pandêmico. Em frango, este índice chegou a 32% e de carne suína, 5%.  Entre as principais razões apontadas estão fatores como preço e aumento do número das refeições nos lares.

Outro efeito foi a compra on-line. As compras de carne de frango, de ovos e de suínos mais que dobraram com  a pandemia – subiram, em média, de 2% para 5% dos entrevistados realizando suas compras pela internet.

“O levantamento apontou insights importantes, como a necessidade de manter a inovação na apresentação dos produtos e indicativos de que o e-commerce ganhou força.  Ainda não é possível dizer se são efeitos permanentes ou demandas de um período pandêmico, mas indicam a forte relação do consumo de produtos com o contexto em que o consumidor está inserido”, avalia Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, que coordenou a pesquisa.

Focando em anseios de consumo, o principal destaque levantado pelos entrevistados está na embalagem – 39% apresentaram alguma sugestão. Questões como facilidade de higienização, praticidade e segurança no transporte e armazenamento, e embalagens biodegradáveis e recicláveis estão entre as mais apontadas.

“A pesquisa aponta importantes desafios de imagem, como é o caso dos mitos de consumo.  Mas, ao mesmo tempo, indicou grandes conquistas para o nosso setor, como o reconhecimento por 53% deles de que o Brasil é o maior exportador de aves do planeta. São avanços importantes e indicativos de que há ainda muito a avançar’, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A pesquisa foi realizada entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, com 2.500 entrevistas em 113 cidades pelo país. Foram mais de 3 mil horas de entrevistas realizadas por 120 profissionais, focando membros das residências com poder de decisão de compra no domicílio, de ambos os sexos, das classes A,B,C,D e E, com idades entre 18 e 65 anos.

15/12/2021 às 14h01

Marfrig retoma exportação de carne bovina para China após fim do embargo

A Marfrig Global Foods informou em Comunicado ao Mercado que os certificados sanitários para exportação para China já estão sendo emitidos normalmente e que as –

Leia Mais
14/12/2021 às 15h02

Exportação de carne em Mato Grosso recua pelo segundo mês seguido, aponta Imea

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as exportações mato-grossenses de carne bovina recuaram pelo 2º mês consecutivo e o volume embarcado –

Leia Mais
13/12/2021 às 20h05

Milho: consumo na China em 2021/22 deve atingir 294 mi de toneladas

O consumo de milho na China deverá chegar a 294 milhões de toneladas na China na safra 2021/22, segundo informações divulgadas por Safras & Mercado –

Leia Mais
11/12/2021 às 13h03

Desempenho das exportações de carne bovina estimula produtividade, diz Imac

Em 20 anos, a produtividade da carne bovina em Mato Grosso quase triplicou por hectare (ha), passando de 24,3 kg/ha em 2000 para 72,5 kg/ha –

Leia Mais
10/12/2021 às 12h02

Preço do frango vivo cai, e relação de troca por insumos aumenta, aponta Cepea

Com as cotações do frango vivo em queda, o poder de compra do avicultor frente aos principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de –

Leia Mais
10/12/2021 às 06h01

Feira em SP espera negociar cerca de R$ 1,5 mi em vendas de ovinos

A Feira Noroeste Paulista de Ovinos, que segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições “Aberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio –

Leia Mais
09/12/2021 às 11h04

Exportações de carne suína recuaram com força em novembro, diz Cepea

As exportações brasileiras de carne suína recuaram com certa força em novembro, registrando o menor volume em 10 meses. A diminuição esteve atrelada à falta –

Leia Mais
09/12/2021 às 10h03

Sem China, EUA se tornam o maior destino da carne bovina brasileira, aponta Cepea

Com as exportações brasileiras de carne bovina à China ainda suspensas, outros destinos da proteína nacional vêm ganhando destaque, como os Estados Unidos. Segundo dados –

Leia Mais
08/12/2021 às 19h02

BRF projeta aumento nos negócios no fechamento deste ano

O vice-presidente do Mercado Brasil da BRF, Sidney Manzaro, destacou hoje, durante o BRF Day 2021, que apesar do cenário macroeconômico difícil enfrentado neste ano, –

Leia Mais
08/12/2021 às 12h09

Exportações de carne suína mantêm alta de 11,29%

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) acumularam entre janeiro e novembro deste ano 1,047 milhão de –

Leia Mais