Couro sustentável: ONG viabiliza renda a mulheres no interior de SP
Na segunda parte da reportagem especial sobre a sustentabilidade na cadeia do couro, vamos conhecer um projeto social em Potim, no interior de São Paulo, onde mulheres são capacitadas para trabalhar com a cadeia produtiva.
“O consumidor busca produtos mais sustentáveis. Eles buscam fazer a diferença em toda questão de aquecimento global, poluição do ar, poluição das águas e isso é cada vez mais presente”, explica Kim Sena, gerente de Sustentabilidade na JBS Couros.
Atualmente, cerca de 98% da produção da empresa vai para o exterior. Mas, com a finalidade de ampliar o mercado interno, a companhia começou a vender também para pequenos e médios fabricantes no país. Além disso, a empresa está de olho em seu papel social.
“A gente queria democratizar esse material também no mercado nacional, tornar ele acessível, com a mesma qualidade e requerimento tanto de performances do material e resistência de sustentabilidade. Para isso, criou-se o Leather Labs, que é um site onde você consegue comprar um couro, seja para estofar seu sofá que está velho e você quer renovar, ou para trabalhar junto com seu arquiteto para fazer qualquer coisa. A ideia é democratizar, tornar um couro nacional de padrão de qualidade de exportação vendido online para quem quiser comprar no Brasil”, disse.
Kim classifica a sustentabilidade também como responsabilidade social. Por isso, comunidades do entorno da empresa fazem a diferença no processo de fabricação do couro. “A gente procurou uma ONG que faz um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade social. São geralmente mães solteiras, responsáveis pela principal fonte de renda da casa”, explicou.
Essas mulheres, segundo ela, passam por um processo de capacitação via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contam com a ajuda de uma especialista em trabalho com couro. “A gente forneceu as máquinas para elas trabalharem e estamos vendendo os produtos delas no nosso site no Leather Labs “.
A ONG Orienta Vida surgiu em 1999, a partir da iniciativa de Celeste Chade. Ela nos conta que a mãe ensinava mulheres carentes da região a bordar, porém, essas mulheres não tinham para quem vender os produtos, então Celeste começou a criar produtos personalizados para que essas mulheres pudessem vender. Porém, ela não imaginava como a ONG iria se desenvolver.
“De 2004 pra cá, a gente só foi crescendo. Começamos com quatro mulheres e, com pouco tempo, a gente já tinha 50 mulheres produzindo. Temos histórias de mulheres que chegaram aqui sem saber fazer nada e aprenderam tudo, produzem, ganham bem e mudaram a história de vida da família”, disse Celeste.
Esse é o caso da Adriana, que diz ter entrado para a ONG em um dos piores momentos da própria vida. “Hoje eu conquistei minhas máquinas. Acordo todos os dias às 5h da manhã e não tenho hora para dormir, pois estou conquistando e vou conquistar todos meus objetivos”, disse.
A assistente social e relações públicas Ana Luiza explica que, desde que a ONG foi fundada, o objetivo é capacitar, empoderar e inserir as mulheres no mercado de trabalho com qualidade. “A gente consegue trazer uma satisfação para essas mulheres de verem o trabalho final, com qualidade, nos mais diversos lugares”.
“A gente acha que esse projeto com o couro vai ser um divisor de águas na nossa história”, completou Celeste.
Sobre as perspectivas futuras, o gerente de sustentabilidade da JBS Couros afirma que a ciência deve pautar e definir verdadeiras métricas de sustentabilidade. “Muita gente se diz sustentável, mas o termo vem ganhando caráter científico. Então, é uma discussão sobre quem está falando mais alto sobre respeitar as medições com base em métodos e cálculos científicos. Nós temos buscado, por meio desses cálculos, a diminuição da geração de resíduos para a cadeia, a diminuição do uso de recursos naturais e para que a gente consiga medir qual é o impacto real”, disse Kim Sena.
Ainda segundo ela, muitos preconceitos estão caindo por terra. “Muitas das crenças que as pessoas tinham, como o próprio caso do que é chamado couro ecológico e que, na verdade, é plástico. Então, a gente tem conseguido, através de mensurações, desmistificar muita coisa e mostrar que o couro na verdade é o aproveitamento de um subproduto da cadeia feito de forma consciente e é, sim, um material sustentável, um material que vai durar muito mais anos e, no final das contas, vai gerar um impacto menor pro planeta”.
VEJA TAMBÉM
Custo de produção do leite aumenta 2,89% em maio, calcula Embrapa
O custo de produção de leite em maio subiu 2,89%, segundo o Índice de Custos de Produção de Leite ICPLeite/Embrapa, calculado pela Embrapa Gado de –
Leia MaisSetor de carnes aprova liberação da importação de milho dos EUA; veja repercussão
O setor de proteína animal avalia como positiva a liberação para importação de milho transgênico dos Estados Unidos a partir de 1º de julho. Nesta –
Leia MaisBoi tem dia de oferta restrita e preços firmes no Brasil
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta quarta-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o mercado físico voltou –
Leia Mais‘Importação de milho dos EUA para o Brasil esbarra em custo elevado’
As importações de milho transgênico dos Estados Unidos serão permitidas a partir de 1º de julho. As variedades geneticamente modificadas cultivadas nos EUA já foram –
Leia MaisPreço do suíno sobe até 20% em algumas regiões do país
Depois de recuarem com certa força entre o fim de maio e o começo de junho, os preços do suíno vivo registram intenso movimento de –
Leia MaisCarne bovina: demanda chinesa pelo produto brasileiro diminui
As exportações brasileiras de carne bovina in natura continuam elevadas neste ano, e a China segue como o principal destino da proteína. De maio de –
Leia MaisABPA vê como positiva importação de milho dos EUA e espera queda nos preços
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avalia como positiva a publicação da Resolução Normativa n° 32, publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela –
Leia MaisDiferença de preços entre carne suína e bovina bate recorde, diz Cepea
O preço da carne suína teve forte recuo entre o fim de maio e o início de junho e, com isso, a competitividade da proteína –
Leia MaisSeguro rural para pecuária será avaliado pelo Mapa em 25 de junho
O Ministério da Agricultura (Mapa) realizará no dia 25 de junho, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada a apresentar os –
Leia MaisPreço do milho sobe 12 vezes mais que inflação e afeta produção de frango no RS
A cotação do milho disparou 34,8% durante o ano e registrou aumento de 102,6% nos últimos 12 meses, alta que é 12 vezes maior que –
Leia Mais