31 de março de 2021 às 20h23

Couro sustentável: ONG viabiliza renda a mulheres no interior de SP

Na segunda parte da reportagem especial sobre a sustentabilidade na cadeia do couro, vamos conhecer um projeto social em Potim, no interior de São Paulo, onde mulheres são capacitadas para trabalhar com a cadeia produtiva.

“O consumidor busca produtos mais sustentáveis. Eles buscam fazer a diferença em toda questão de aquecimento global, poluição do ar, poluição das águas e isso é cada vez mais presente”, explica Kim Sena, gerente de Sustentabilidade na JBS Couros.

Atualmente, cerca de 98% da produção da empresa vai para o exterior. Mas, com a finalidade de ampliar o mercado interno, a companhia começou a vender também para pequenos e médios fabricantes no país. Além disso, a empresa está de olho em seu papel social.

“A gente queria democratizar esse material também no mercado nacional, tornar ele acessível, com a mesma qualidade e requerimento tanto de performances do material e resistência de sustentabilidade. Para isso, criou-se o Leather Labs, que é um site onde você consegue comprar um couro, seja para estofar seu sofá que está velho e você quer renovar, ou para trabalhar junto com seu arquiteto para fazer qualquer coisa. A ideia é democratizar, tornar um couro nacional de padrão de qualidade de exportação vendido online para quem quiser comprar no Brasil”, disse.

couros JBS

Foto: JBS Couros

Kim classifica a sustentabilidade também como responsabilidade social. Por isso, comunidades do entorno da empresa fazem a diferença no processo de fabricação do couro. “A gente procurou uma ONG que faz um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade social. São geralmente mães solteiras, responsáveis pela principal fonte de renda da casa”, explicou.

Essas mulheres, segundo ela, passam por um processo de capacitação via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contam com a ajuda de uma especialista em trabalho com couro. “A gente forneceu as máquinas para elas trabalharem e estamos vendendo os produtos delas no nosso site no Leather Labs “.

A ONG Orienta Vida surgiu em 1999, a partir da iniciativa de Celeste Chade. Ela nos conta que a mãe ensinava mulheres carentes da região a bordar, porém, essas mulheres não tinham para quem vender os produtos, então Celeste começou a criar produtos personalizados para que essas mulheres pudessem vender. Porém, ela não imaginava como a ONG  iria se desenvolver.

“De 2004 pra cá, a gente só foi crescendo. Começamos com quatro mulheres e, com pouco tempo, a gente já tinha 50 mulheres produzindo. Temos histórias de mulheres que chegaram aqui sem saber fazer nada e aprenderam tudo, produzem, ganham bem e mudaram a história de vida da família”, disse Celeste.

Esse é o caso da Adriana, que diz ter entrado para a ONG em um dos piores momentos da própria vida. “Hoje eu conquistei minhas máquinas. Acordo todos os dias às 5h da manhã e não tenho hora para dormir, pois estou conquistando e vou conquistar todos meus objetivos”, disse.

A assistente social e relações públicas Ana Luiza explica que, desde que a ONG foi fundada, o objetivo é capacitar, empoderar e inserir as mulheres no mercado de trabalho com qualidade. “A gente consegue trazer uma satisfação para essas mulheres de verem o trabalho final, com qualidade, nos mais diversos lugares”.

Foto: ONG Orienta Vida

“A gente acha que esse projeto com o couro vai ser um divisor de águas na nossa história”, completou Celeste.

Sobre as perspectivas futuras, o gerente de sustentabilidade da JBS Couros afirma que a ciência deve pautar e definir verdadeiras métricas de sustentabilidade. “Muita gente se diz sustentável, mas o termo vem ganhando caráter científico. Então, é uma discussão sobre quem está falando mais alto sobre respeitar as medições com base em métodos e cálculos científicos. Nós temos buscado, por meio desses cálculos, a diminuição da geração de resíduos para a cadeia, a diminuição do uso de recursos naturais e para que a gente consiga medir qual  é o impacto real”, disse Kim Sena.

Ainda segundo ela, muitos preconceitos estão caindo por terra. “Muitas das crenças que as pessoas tinham, como o próprio caso do que é chamado couro ecológico e que, na verdade, é plástico. Então, a gente tem conseguido, através de mensurações, desmistificar muita coisa e mostrar que o couro na verdade é o aproveitamento de um subproduto da cadeia feito de forma consciente e é, sim, um material sustentável, um material que vai durar muito mais anos e, no final das contas, vai gerar um impacto menor pro planeta”.

11/01/2023 às 18h13

Carne bovina: exportação atinge 40,795 mil toneladas em janeiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 199,106 milhões em janeiro (5 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
10/01/2023 às 16h02

Ovos: produção nacional deve crescer pouco em 2023

Com o poder de compra da maior parte da população brasileira ainda bastante fragilizado, a demanda por ovos tende a seguir aquecida em 2023. Por –

Leia Mais
09/01/2023 às 15h02

Frango: setor avícola nacional espera crescimento em 2023

Apesar do cenário global desafiador – com risco de uma recessão influenciada por grandes potências econômicas mundiais – e de incertezas relacionadas à conjuntura nacional, –

Leia Mais
09/01/2023 às 12h14

Carne bovina: exportações da Argentina caem 0,5% em novembro

Em novembro, o volume exportado de carne bovina argentina foi equivalente a 52,5 mil toneladas em peso do produto, o que apresentou queda de 0,5% –

Leia Mais
05/01/2023 às 20h02

Suínos: expectativa é de crescimento do setor em 2023

Mesmo com as incertezas econômicas que permeiam o mercado mundial em 2023, a expectativa é de que o setor suinícola brasileiro cresça neste ano. Segundo –

Leia Mais
05/01/2023 às 19h02

Boi: oferta e demanda domésticas devem ter mais protagonismo na formação de preço

Desde 2019, o desempenho das exportações brasileiras de carne bovina vem sendo um fator preponderante na formação de preços da cadeia nacional de pecuária de –

Leia Mais
04/01/2023 às 15h09

Carnes: exportação de aves atinge 353,629 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 709,482 milhões em dezembro (22 dias úteis), –

Leia Mais
04/01/2023 às 10h08

Carne bovina: exportação atinge 152,798 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 756,468 milhões em dezembro (22 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
29/12/2022 às 13h02

Carne suína: exportações atingem 79 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 202,447 milhões em dezembro (17 dias úteis), com média diária de US$ 11,908 milhões. –

Leia Mais
29/12/2022 às 07h02

Carne bovina: exportação atinge 116,634 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 578,322 milhões em dezembro (17 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais