Couro sustentável: ONG viabiliza renda a mulheres no interior de SP
Na segunda parte da reportagem especial sobre a sustentabilidade na cadeia do couro, vamos conhecer um projeto social em Potim, no interior de São Paulo, onde mulheres são capacitadas para trabalhar com a cadeia produtiva.
“O consumidor busca produtos mais sustentáveis. Eles buscam fazer a diferença em toda questão de aquecimento global, poluição do ar, poluição das águas e isso é cada vez mais presente”, explica Kim Sena, gerente de Sustentabilidade na JBS Couros.
Atualmente, cerca de 98% da produção da empresa vai para o exterior. Mas, com a finalidade de ampliar o mercado interno, a companhia começou a vender também para pequenos e médios fabricantes no país. Além disso, a empresa está de olho em seu papel social.
“A gente queria democratizar esse material também no mercado nacional, tornar ele acessível, com a mesma qualidade e requerimento tanto de performances do material e resistência de sustentabilidade. Para isso, criou-se o Leather Labs, que é um site onde você consegue comprar um couro, seja para estofar seu sofá que está velho e você quer renovar, ou para trabalhar junto com seu arquiteto para fazer qualquer coisa. A ideia é democratizar, tornar um couro nacional de padrão de qualidade de exportação vendido online para quem quiser comprar no Brasil”, disse.
Kim classifica a sustentabilidade também como responsabilidade social. Por isso, comunidades do entorno da empresa fazem a diferença no processo de fabricação do couro. “A gente procurou uma ONG que faz um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade social. São geralmente mães solteiras, responsáveis pela principal fonte de renda da casa”, explicou.
Essas mulheres, segundo ela, passam por um processo de capacitação via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contam com a ajuda de uma especialista em trabalho com couro. “A gente forneceu as máquinas para elas trabalharem e estamos vendendo os produtos delas no nosso site no Leather Labs “.
A ONG Orienta Vida surgiu em 1999, a partir da iniciativa de Celeste Chade. Ela nos conta que a mãe ensinava mulheres carentes da região a bordar, porém, essas mulheres não tinham para quem vender os produtos, então Celeste começou a criar produtos personalizados para que essas mulheres pudessem vender. Porém, ela não imaginava como a ONG iria se desenvolver.
“De 2004 pra cá, a gente só foi crescendo. Começamos com quatro mulheres e, com pouco tempo, a gente já tinha 50 mulheres produzindo. Temos histórias de mulheres que chegaram aqui sem saber fazer nada e aprenderam tudo, produzem, ganham bem e mudaram a história de vida da família”, disse Celeste.
Esse é o caso da Adriana, que diz ter entrado para a ONG em um dos piores momentos da própria vida. “Hoje eu conquistei minhas máquinas. Acordo todos os dias às 5h da manhã e não tenho hora para dormir, pois estou conquistando e vou conquistar todos meus objetivos”, disse.
A assistente social e relações públicas Ana Luiza explica que, desde que a ONG foi fundada, o objetivo é capacitar, empoderar e inserir as mulheres no mercado de trabalho com qualidade. “A gente consegue trazer uma satisfação para essas mulheres de verem o trabalho final, com qualidade, nos mais diversos lugares”.
“A gente acha que esse projeto com o couro vai ser um divisor de águas na nossa história”, completou Celeste.
Sobre as perspectivas futuras, o gerente de sustentabilidade da JBS Couros afirma que a ciência deve pautar e definir verdadeiras métricas de sustentabilidade. “Muita gente se diz sustentável, mas o termo vem ganhando caráter científico. Então, é uma discussão sobre quem está falando mais alto sobre respeitar as medições com base em métodos e cálculos científicos. Nós temos buscado, por meio desses cálculos, a diminuição da geração de resíduos para a cadeia, a diminuição do uso de recursos naturais e para que a gente consiga medir qual é o impacto real”, disse Kim Sena.
Ainda segundo ela, muitos preconceitos estão caindo por terra. “Muitas das crenças que as pessoas tinham, como o próprio caso do que é chamado couro ecológico e que, na verdade, é plástico. Então, a gente tem conseguido, através de mensurações, desmistificar muita coisa e mostrar que o couro na verdade é o aproveitamento de um subproduto da cadeia feito de forma consciente e é, sim, um material sustentável, um material que vai durar muito mais anos e, no final das contas, vai gerar um impacto menor pro planeta”.
VEJA TAMBÉM
Carnes: Facta divulga cronograma de eventos para 2023
A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) divulgou o cronograma de eventos para 2023. Estão previstos nove eventos sobre os mais importantes –
Leia MaisOvos: vendas têm leve recuperação
As vendas de ovos melhoraram na semana passada, mas as cotações da proteína não conseguiram se recuperar em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Isso –
Leia MaisBoi: preço do boi está em recuperação, mas repasse à carne é parcial
Depois de cair com certa força em novembro e voltar ao menor patamar real desde outubro/19, o preço médio da arroba do boi gordo no –
Leia MaisSuínos: movimento de valorização eleva poder de compra
A procura aquecida por carne suína, sobretudo para atender à demanda de fim de ano, tem impulsionado os valores do animal vivo nesta segunda quinzena –
Leia MaisCarne suína: exportações atingem 55,047 mil toneladas em dezembro
As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 140,782 milhões em dezembro (12 dias úteis), com média diária de US$ 11,371 milhões. –
Leia MaisOvos: queda na procura reduz preços dos ovos
As cotações dos ovos caíram na semana passada na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo os colaboradores, a pressão veio do enfraquecimento da demanda –
Leia MaisFrango: preços se enfraquecem na maior parte das praças
Os preços da carne de frango se enfraqueceram nesta semana na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo agentes consultados, as recentes desvalorizações são reflexo –
Leia MaisTilápia: movimento de alta nos valores segue firme
A baixa oferta de tilápias no mercado doméstico continuou impulsionando as cotações em novembro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Trata-se do quarto mês –
Leia MaisSuínos: demanda se aquece, e preço sobe
Com a proximidade das festas de fim de ano, a demanda por carne suinícola vem se aquecendo. Diante disso, os preços do suíno vivo e –
Leia MaisBoi: setor pecuário nacional investe, e abate cresce em 2022
Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade) ao longo dos últimos anos vêm sendo evidenciados atualmente –
Leia Mais