Leite: como alinhar remuneração justa com custo compatível ao produtor?
No Brasil, o preço pago pelo litro de leite ao produtor hoje está acima se comparado a outros países. O país ocupa o terceiro lugar, com 37 centavos de dólar, só atrás dos Estados Unidos com 40 centavos e a Nova Zelândia, com 43 centavos de dólar.
Apesar do bom momento para o produtor em relação a preço, o problema está no custo de produção do leite, o pior dos últimos 10 anos. Com isso, o consumidor, último elo da cadeia, sente o reflexo.
- Leite: preço pago ao produtor sobe pelo terceiro mês seguido, aponta Scot
- Leite: com o maior custo de produção dos últimos 10 anos, como garantir lucro?
“Em três meses, tivemos uma alta de mais ou menos 25% no preço do leite, no qual a gente tenta não repassar todo esse aumento porque fica muito fora da curva. A gente economiza um pouco na nossa margem”, afirma o gerente de supermercado Leandro Damasceno.
Em um supermercado de São Paulo (SP), o litro de leite está custando entre R$ 3,29 e R$ 4,99, dependendo da marca. Se por um lado o consumidor final sentiu no bolso a alta do preço nos últimos meses, na outra ponta da cadeia, o pecuarista sofre com a variação de valor pago pelo laticínio que, muitas vezes, quase não cobre o custo de produção.
“No passado, a gente estava vendendo leite a R$ 1,50/R$ 1,60, mas a gente estava pagando na saca de soja até R$ 60 reais e R$ 30 no saco de milho. Hoje a soja está R$ 150 e o milho a R$ 90. Enquanto isso, o leite só subiu 60 centavos”, relata o pecuarista Dinei Marcos Faria.
Outro problema para o setor leiteiro é a volatilidade do preço. Em janeiro de 2018, por exemplo, o litro de leite em Goiás valia R$ 1,41. Em setembro de 2020, o valor chegou a R$ 2,6, aumento de quase 90%. Já nos últimos oito meses, o valor caiu para R$ 2,07, redução de 22%. Diante dessa montanha russa do mercado, o pecuarista precisa fazer malabarismo para fechar no azul.
“Se o produtor consegue produzir algum tipo de alimento na sua propriedade, consegue abaixar o custo. No entanto, se depender de comprar insumos de fora da propriedade, você fica no prejuízo, não tem como remunerar”, destaca o produtor Joel Dalcin.
Outra dificuldade do pecuarista é vender o produto às cegas. Isso porque o laticínio só determina o valor que será pago após a entrega.
“O grande chamamento é para a indústria do leite, para que ela passe a praticar o sistema que utilizado no mundo inteiro. Que respeite o produtor da sua matéria prima. Compre e determine quanto pagar na hora de carregar e não depois simplesmente quando já processou, já vendeu, e só aí dizer ao produtor quanto cabe a ele”, diz o pecuarista Fabrício Bran.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) Carlos Joel da Silva, é preciso também ajustar a rentabilidade em toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor.
“A gente conhece muito bem é da porteira para dentro, mas da porteira para fora a gente entende que tem muita gordura para ser queimada. Tem gente que faz muito pouco pela cadeia e que ganha mais do que o produtor”, critica.
Novo perfil da produção de leite
Quem trabalha em larga escala teoricamente leva vantagem. por isso, o perfil da pecuária leiteira vem mudando no mundo inteiro.
“Já sabe que 7% dos produtores produzem 50% do leite do país. Eu acho que esse é o caminho que o Brasil vai trilhar como aconteceu nos Estados Unidos. Os americanos tinham dois milhões e meio de produtores nos anos 50 e hoje tem menos de 25 mil, menos de 1%”, pontua o produtor Roberto Jank.
No Brasil, essa mudança no perfil do produtor também parece inevitável, mas especialistas dizem que ela precisa acontecer com planejamento e participação do governo pela importância social da atividade no país.
“Nós temos produtores que não estão tendo a oportunidade de fazer a coisa direito e é para esse produtor que a gente tem que dar atenção. Porque tem um lado social muito importante, afinal o leite faz a multiplicação de emprego e renda na maioria dos municípios brasileiros”, afirma o técnico da Embrapa Leite Paulo do Carmo Martins.
Para aqueles que ainda não tem escala, um dos caminhos para tentar sobreviver na atividade é agregar valor ao produto.
“Eu acho que o Brasil tem todas essas oportunidades para crescer, de atender esses nichos que são extratos na população consumidora, mas são extratos que precisam ser atendidos, seja no orgânico, no A2, no produto mais fresco, menos processado”, destaca o produtor Roberto Jank.
Jank diz, ainda, que o produtor deve se profissionalizar, ou então correrá o risco de desaparecer do mercado. “Eu acho isso muito importante porque criou-se um viés de profissionalismo do produtor brasileiro onde ele é obrigado a ganhar escalar, eficiente, nos processos, explorar bastante o sistema produtivo dele. Eu acho isso muito positivo”, finaliza.
VEJA TAMBÉM
Marfrig reverte prejuízo em lucro líquido de R$ 279 milhões no 1º trimestre
A Marfrig Global Foods encerrou o primeiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 279 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 137 milhões registrado –
Leia MaisBoi gordo: movimentação na B3 segue em recuperação após as quedas
O boi gordo encerrou a terça-feira estabilizado, após um aumento das ofertas o mercado começa a se equilibrar e os preços da arroba giram em –
Leia MaisCom oferta crescente, mercado do boi segue estável no Brasil
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta terça-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o volume ofertado segue –
Leia MaisCarne bovina: Mato Grosso exporta 35,2 mil toneladas em abril, diz Imea
De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Mato Grosso exportou cerca de 35,20 mil toneladas em Equivalente Carcaça (TEC) de carne –
Leia MaisBoi gordo: contrato para maio subiu mais de 0,90% na B3
Dia de comprador para o boi gordo na B3. O contrato para maio de 2021 encerrou a segunda-feira com valorização de 0,91%, estabelecendo-se à R$ –
Leia MaisLeilões bovinos de outono superam expectativas e fecham com valores acima de 2020
A temporada de leilões de outono movimenta os negócios com bovinos no Sul do país, e 2021 já se consolida como um grande ano para –
Leia MaisMilho: comercialização da safra 2020/21 alcança 73% em MT
A comercialização de milho da safra 2020/21 do Mato Grosso atingiu 73,8% até 10 de maio, conforme dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). –
Leia MaisBoi gordo: em forte queda, arroba cai até R$ 5 nesta segunda, 10
O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos nesta segunda-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a semana iniciou –
Leia MaisExportação de carne de aves totaliza 113,8 mil toneladas na 1ª semana de maio
As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 173,146 milhões em maio (5 dias úteis), –
Leia MaisCarne bovina: Brasil exporta 29,8 mil toneladas na parcial de maio
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 146,161 milhões em maio (5 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia Mais