Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país
A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.
- Custo de produção do leite no RS tem alta de 15%, segundo Gadolando
- Sindilat-RS pede restrição ao uso do termo leite em alimentos de origem vegetal
A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.
Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.
Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.
O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.
Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.
O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.
VEJA TAMBÉM
Milho: lavouras em boas condições chegam a 9% no Paraná
A colheita do milho segunda safra no Paraná atingiu 7% da área plantada no estado, avanço de 3 pontos porcentuais na semana, segundo boletim semanal –
Leia MaisSuínos: com queda no preço, competitividade da carne suína aumenta
A competitividade da carne suína tem aumentado frente às principais concorrentes, carnes bovina e de frango, neste mês. De acordo com informações do Centro de –
Leia MaisBoi: indicador se mantém firme neste mês
As cotações da arroba do boi gordo estão firmes neste mês, segundo indicam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador –
Leia MaisMilho: Vendas semanais dos EUA ficam em 529.300 de t em 2021/22
As vendas líquidas norte-americanas de milho para a temporada comercial 2020/21, que tem início no dia 1° de setembro, ficaram negativas em 115.200 toneladas na –
Leia MaisLeite: Faesc pede diálogo entre produtor e indústria contra crise no setor
A queda no consumo de leite, provocada pela alta taxa de desemprego e pela redução da renda das famílias, e o aumento dos custos de –
Leia MaisParaná assume liderança nacional na exportação de tilápia
O Paraná assumiu a liderança nas exportações de tilápia no segundo trimestre de 2021. Com faturamento de US$ 1,22 milhão de abril a junho, o –
Leia MaisPreço do boi gordo volta a subir com reposição acelerada de animais
O mercado físico de boi gordo registrou preços mais altos nesta quarta-feira, 28, em várias regiões. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique –
Leia MaisUtilização de frigoríficos recua em Mato Grosso em junho
Em junho de 2021, apesar de o volume total de animais abatidos em Mato Grosso ter aumentado 4,7% no comparativo mensal, a utilização da capacidade –
Leia MaisEmbrapa lança tecnologia para pastagem com braquiárias
A Embrapa e a Biotrop promovem amanhã (28), das 8h30 às 10h, no canal da Embrapa Soja no Youtube o evento de lançamento da tecnologia –
Leia MaisExportação de aves chega a 312,7 mil toneladas em julho
As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 535,9 milhões em julho (17 dias úteis), –
Leia Mais