Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país
A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.
- Custo de produção do leite no RS tem alta de 15%, segundo Gadolando
- Sindilat-RS pede restrição ao uso do termo leite em alimentos de origem vegetal
A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.
Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.
Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.
O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.
Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.
O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.
VEJA TAMBÉM
Boi gordo volta a subir e se aproxima dos R$ 320 a arroba
O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta sexta-feira, 28. O ambiente de negócios ainda sugere pela intensificação deste –
Leia MaisPecuaristas argentinos decidem estender greve na venda de produtos bovinos
A Comissão de Enlace das Entidades Agropecuárias da Argentina (Ceea), grupo que reúne as principais entidades agropecuárias da Argentina, estendeu a paralisação da comercialização de –
Leia MaisAftosa: especialista dá dicas para manter status sanitário sem vacinação
Com o novo status de zona livre de aftosa sem vacinação para algumas regiões, algumas medidas de prevenção precisam ser redobradas, evitando o contágio do –
Leia MaisFrango: liquidez aumenta, mas competitividade da proteína cai
Tendo em vista o menor preço da carne de frango em relação as demais proteínas como a carne bovina e suína, a demanda pela carne –
Leia MaisColheita de milho atinge 90% no Rio Grande do Sul
A colheita do milho atinge 90% da área no Rio Grande do Sul, com avanço semanal de dois pontos percentuais. Em igual período da safra –
Leia MaisMilho: com alta em Chicago, vendas travam no Brasil
O mercado brasileiro de milho registrou preços pouco alterados nesta quinta-feira, 27, praticamente parado em termos de negócios. O limite de alta atingido na Bolsa –
Leia MaisFederações da Agricultura e Pecuária dos estados repercutem certificação da OIE
Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso agora são reconhecidos internacionalmente como zonas livres –
Leia MaisBenedito Rosa: Decisão da OIE é motivo de comemoração para o pecuarista
Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso agora são reconhecidos internacionalmente como zonas livres –
Leia MaisPreços do boi gordo sobem acima da referência média
O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta quinta-feira, 27. Mais uma vez, houve negócios efetivados acima da referência –
Leia MaisABPA: Exportações de carne suína do RS e PR podem crescer até 35% com novo status da OIE
As exportações de carne suína do Paraná e do Rio Grande do Sul podem ser incrementadas em até 35% no próximo ano, após os dois –
Leia Mais