Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país
A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.
- Custo de produção do leite no RS tem alta de 15%, segundo Gadolando
- Sindilat-RS pede restrição ao uso do termo leite em alimentos de origem vegetal
A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.
Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.
Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.
O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.
Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.
O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.
VEJA TAMBÉM
Carnes: Facta divulga cronograma de eventos para 2023
A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) divulgou o cronograma de eventos para 2023. Estão previstos nove eventos sobre os mais importantes –
Leia MaisOvos: vendas têm leve recuperação
As vendas de ovos melhoraram na semana passada, mas as cotações da proteína não conseguiram se recuperar em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Isso –
Leia MaisBoi: preço do boi está em recuperação, mas repasse à carne é parcial
Depois de cair com certa força em novembro e voltar ao menor patamar real desde outubro/19, o preço médio da arroba do boi gordo no –
Leia MaisSuínos: movimento de valorização eleva poder de compra
A procura aquecida por carne suína, sobretudo para atender à demanda de fim de ano, tem impulsionado os valores do animal vivo nesta segunda quinzena –
Leia MaisCarne suína: exportações atingem 55,047 mil toneladas em dezembro
As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 140,782 milhões em dezembro (12 dias úteis), com média diária de US$ 11,371 milhões. –
Leia MaisOvos: queda na procura reduz preços dos ovos
As cotações dos ovos caíram na semana passada na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo os colaboradores, a pressão veio do enfraquecimento da demanda –
Leia MaisFrango: preços se enfraquecem na maior parte das praças
Os preços da carne de frango se enfraqueceram nesta semana na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo agentes consultados, as recentes desvalorizações são reflexo –
Leia MaisTilápia: movimento de alta nos valores segue firme
A baixa oferta de tilápias no mercado doméstico continuou impulsionando as cotações em novembro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Trata-se do quarto mês –
Leia MaisSuínos: demanda se aquece, e preço sobe
Com a proximidade das festas de fim de ano, a demanda por carne suinícola vem se aquecendo. Diante disso, os preços do suíno vivo e –
Leia MaisBoi: setor pecuário nacional investe, e abate cresce em 2022
Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade) ao longo dos últimos anos vêm sendo evidenciados atualmente –
Leia Mais