17 de setembro de 2021 às 20h27

Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.

A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.

Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.

Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.

O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.

Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.

O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.

12/10/2022 às 08h02

Carne bovina: exportação atinge 55,618 mil toneladas em outubro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 331,736 milhões em outubro (5 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
10/10/2022 às 12h02

Ovos: preços seguem estáveis pela terceira semana consecutiva

Os preços dos ovos registraram mais uma semana de estabilidade. Com a oferta e a demanda pelo produto bem ajustadas, o mercado segue operando com –

Leia Mais
10/10/2022 às 10h02

Papa Francisco é presenteado com queijo minas artesanal

O Papa Francisco foi presenteado com um produto tipicamente brasileiro. Na última semana, o líder da Igreja Católica ganhou um queijo minas artesanal (QMA) premiado –

Leia Mais
07/10/2022 às 13h02

Frango: valores da carne estão em alta neste começo de mês

Os preços da carne de frango estão subindo no mercado brasileiro neste começo de outubro na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo colaboradores consultados –

Leia Mais
06/10/2022 às 15h02

Boi: mesmo com exportações intensas, preços do boi se enfraquecem

Mesmo diante do intenso ritmo das exportações brasileiras de carne bovina in natura nos dois últimos meses – com volumes acima de 200 mil toneladas –

Leia Mais
03/10/2022 às 09h02

Agronegócio é o setor é o mais contemplado com leilão de 5G

O agronegócio é o setor mais contemplado com o leilão de 5G. A afirmação foi dada pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante o AgroForum –

Leia Mais
30/09/2022 às 15h02

Suínos: preços do suíno vivo recuam em todas as regiões

Os valores do suíno vivo têm registrado quedas no mercado independente de todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Pesquisadores do Cepea indicam que, como geralmente –

Leia Mais
30/09/2022 às 14h02

Boi: movimento de desvalorização da carne se intensifica nesta 2º quinzena

Nesta segunda quinzena de setembro, os preços da carne bovina (carcaça casada) estão em queda no mercado atacadista da Grande São Paulo. Segundo pesquisadores do –

Leia Mais
29/09/2022 às 12h02

Carnes: Mato Grosso abate 1,1 milhão de bovinos no 2º trimestre

Segundo os dados do IBGE, o 1º semestre de 2022 foi de aumento no abate de bovinos e na produção de carne tanto em nível –

Leia Mais
29/09/2022 às 11h02

Carnes: boa oferta de bezerros faz com que preço recue em Mato Grosso

Acompanhando o cenário de pressão na arroba do boi gordo, o mercado de reposição seguiu andando de lado nas últimas semanas. O bom volume ofertado –

Leia Mais