17 de setembro de 2021 às 20h27

Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.

A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.

Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.

Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.

O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.

Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.

O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.

16/09/2021 às 13h56

Boi gordo: animais de confinamento devem manter oferta elevada até o fim do ano

Os gados terminados em confinamento têm resultado em aumentos nas escalas de abates e a melhora na demanda doméstica tem sustentado os preços do boi –

Leia Mais
15/09/2021 às 20h30

Canal do Criador completa um ano de transmissão com recorde de leilões

Com uma programação especializada em conteúdo pecuário 24 horas por dia, o Canal do Criador completou nesta semana seu primeiro ano no ar. Uma emissora –

Leia Mais
15/09/2021 às 14h02

Conab lança leilão de milho como estratégia de abastecimento para pecuaristas

Uma novidade foi lançada nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os pecuaristas do país que usam o milho na ração. Com –

Leia Mais
15/09/2021 às 11h31

São José do Cerrito (SC) terá Feira do Gado Geral neste domingo

A pecuária de corte na serra catarinense está em ritmo de expansão. Refletindo esse movimento ascendente, o Sindicato Rural de São José do Cerrito (SC) –

Leia Mais
15/09/2021 às 07h04

Milho: exportações do Brasil devem somar 2,92 mi de toneladas em setembro, estima Anec

As exportações brasileiras de milho deverão ficar em 2,92 milhões de toneladas em setembro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). –

Leia Mais
14/09/2021 às 19h18

Ausência de compras da China afeta preços do boi gordo, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos nesta terça-feira, 14. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, houve tentativas –

Leia Mais
14/09/2021 às 17h01

Boi gordo: preços recuam 5,94% na semana em Mato Grosso

Após o surgimento dos novos casos da “vaca louca” em Minas Gerais e Mato Grosso, o mercado do boi paralisou suas negociações dentro da porteira –

Leia Mais
14/09/2021 às 13h57

Exportação de carne bovina bate recorde em Mato Grosso

Em agosto de 2021, o Mato Grosso registrou recorde no volume total de carne bovina exportada, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Nesse período, –

Leia Mais
14/09/2021 às 09h04

Paraná registra crescimento na produção de frangos, suínos e leite

O Paraná ampliou a participação na produção de proteínas no 2º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Dos cinco itens –

Leia Mais
14/09/2021 às 07h35

Next Gen Foods, que produz frango vegetal, expande para fora da Ásia

A Next Gen Foods, startup líder em tecnologia de alimentos da Ásia, lança seu principal produto, o frango à base de plantas TiNDLE, nesta semana –

Leia Mais