Lucro da JBS é de R$ 7,6 bilhões no 3º trimestre; 142% a mais que em 2020
A JBS encerrou o terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 7,586 bilhões, ou R$ 3,01 por ação, um avanço de 142,1% ante o lucro líquido de 3,133 bilhões verificado em igual período de 2020, informou a empresa nesta quarta-feira.
A receita líquida cresceu 32,2%, para R$ 92,625 bilhões, ante R$ 70,081 bilhões do terceiro trimestre do ano passado. Da mesma forma, o Ebtida ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) passou de R$ 7,996 bilhões para R$ 13,929 bilhões, aumento de 74,2%. A margem Ebitda ficou em 15% no terceiro trimestre deste ano ante 11,4% reportada em igual período do ano passado.
A dívida líquida da companhia somou R$ 61,028 bilhões no terceiro trimestre deste ano, aumento de 18,6% em relação ao reportado em igual trimestre de 2020, de R$ 51,465 bilhões. Em dólares, a dívida líquida avançou 23%, de US$ 9,124 bilhões para US$ 11,220 bilhões.
Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, ficou em 1,52 vez em reais e 1,49 vez em dólares no terceiro trimestre, contra 1,83 vez e 1,60 vez, respectivamente. Na comparação com o índice do trimestre anterior, o segundo de 2021, a alavancagem subiu em reais, mas caiu em dólares, já que no período estava em 1,61 vez em reais e em 1,49 vez em dólares.
O fluxo de caixa operacional foi de R$ 10,8 bilhões, 40% a mais do que no mesmo trimestre do ano passado. Com isso, a empresa gerou R$ 7,3 bilhões em caixa livre, 40,2% superior ao gerado em igual trimestre do ano passado. O resultado financeiro líquido da empresa ficou negativo em R$ 1,108 bilhão, contra um resultado negativo de R$ 1,070 bilhão no terceiro trimestre de 2020.
As atividades de investimento da companhia totalizaram R$ 7,7 bilhões no terceiro trimestre deste ano. Segundo a companhia, a linha de adição de ativos imobilizados (capex) somou R$ 2,6 bilhões no período e a linha de aquisição de controladas, líquido do caixa obtido na aquisição totalizou R$5,1 bilhões, em virtude da conclusão da aquisição dos negócios de carnes e refeições da Kerry Consumer Foods no fim de setembro.
O CEO global da empresa, Gilberto Tomazoni, disse em comunicado divulgado para imprensa e investidores que os resultados comprovam a “excelência operacional da empresa”.
“Fechamos o terceiro trimestre de 2021 com a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou. O executivo disse ainda que a companhia encerrou o trimestre no “melhor” e mais “robusto” momento de sua história.
“Nossa alavancagem chegou a 1,49 vez, mesmo com todos os investimentos orgânicos e inorgânicos que estamos fazendo nas diversas geografias em que operamos. Desde 2020, investimos US$ 1,4 bilhão em ESG, US$ 3,7 bilhões em novas aquisições, US$ 1,3 bilhão em expansão ou modernizações nas nossas unidades produtivas e retornamos US$ 3,3 bilhões aos acionistas”, destacou Tomazoni.
Mudanças na JBS
A empresa informou, ainda, que está recriando a presidência global de operações que, a partir de janeiro, será dividida pelos executivos André Nogueira e Wesley Batista Filho. A informação foi divulgada em fato relevante publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo a companhia, ambos continuarão a se reportar ao CEO global da companhia, Gilberto Tomazoni.
André Nogueira vai presidir as operações da América do Norte.
Wesley Batista Filho, as operações na América Latina, Oceania e o negócio plant-based.
Atualmente, André Nogueira é CEO da JBS USA. Wesley Batista Filho é o atual CEO da JBS na América do Sul e da Seara.
A presidência da JBS Brasil passará a ser ocupada por Gilberto Xandó, atual membro do Conselho de Administração da JBS.
A presidência da Seara será assumida por João Campos, que hoje ocupa a diretoria executiva de Alimentos Preparados da empresa.
A presidência da JBS USA ficará a cargo de Tim Schellpeper, atual presidente da JBS USA Fed Beef. Steve Cohron, atual diretor comercial e de pricing da JBS USA Beef, vai assumir a JBS USA Fed Beef.
VEJA TAMBÉM
Milho: vendedor limita oferta e preços se mantêm firmes
Chuvas foram registradas em algumas regiões produtoras de milho do País na semana passada. As precipitações, no entanto, ainda ocorreram de forma insuficiente para sanar –
Leia MaisProdução de leite no Paraná tem queda após 60 dias sem chuvas
A produção de leite no Paraná vem diminuindo nos últimos dias em função da seca observada no estado. Segundo boletim do Departamento de Economia Rural –
Leia MaisCom queda na renda, escoamento da carne bovina fica retraída
O mercado físico do boi gordo encerrou a segunda semana útil de maio sem grandes variações, com a arroba sendo negociada próxima aos R$ 310 –
Leia MaisMais lida: Quanto tempo após o parto a vaca pode pegar cria de novo?
A matéria sobre pecuária mais lida da semana mostra um conteúdo do programa Giro do Boi sobre quando uma matriz bovina pode novamente desafiada. O –
Leia MaisVacinação contra a peste suína clássica começa dia 24 de maio em Alagoas
Com o objetivo de erradicar a Peste Suína Clássica (PSC), o estado de Alagoas dará início no dia 24 de maio, ao projeto piloto do –
Leia MaisGado de leite: veja como baratear alimentação com alternativas da Epagri e Emater
O alto custo do milho e do farelo de soja têm motivado produtores de leite a buscar alternativas para alimentar os rebanhos. Em Santa Catarina –
Leia MaisABPA analisa veto da Arábia Saudita a exportadores de frango do Brasil
A decisão da Arábia Saudita em suspender as exportações de carne de aves de 11 frigoríficos brasileiros ainda repercute no setor produtivo. Luis Rua, diretor –
Leia MaisSafras: preços do boi encontram ponto de equilíbrio, mas devem subir na entressafra
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta sexta-feira, 14. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos ainda –
Leia MaisUnidade da Marfrig em Alegrete (RS) deve ser habilitada a exportar aos EUA
A Marfrig, maior produtora global de hambúrgueres e uma das líderes mundiais do mercado de carne bovina, acaba de ter mais uma unidade recomendada pelas –
Leia MaisFrango: com vendas internas e externas aquecidas, preços sobem
As vendas interna e externa de carne de frango estão aquecidas. Esse cenário vem permitindo que agentes reajustem positivamente os valores de negociação do setor, –
Leia Mais