Mercado halal deve crescer 18% até 2024
O Brasil é o maior produtor e exportador de produtos halal, que são os produtos permitidos para o consumo de muçulmanos.
A abertura e diversificação de mercado foram alguns dos temas debatidos no primeiro dia do Global Halal Brazil Business Forum, organizado pela Câmara de Árabe-Brasileira e pela Fambras-Halal, realizado nesta segunda-feira (6), em São Paulo.
O mercado de produtos halal engloba, principalmente, carne bovina e de frango, mas comercializa também cosméticos, fármacos e turismo.
De acordo com um levantamento do State of the Global Islamic Economy, o setor movimenta US$ 4,8 trilhões de dólares. Até 2024, é esperado um crescimento de 18%.
“Esses números dão dimensão do tamanho da medida e da força desse mercado de consumo, que vai continuar se desenvolvendo nas próximas décadas”, disse o embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Segundo dados do último Relatório Global do Estado da Economia Islâmica, antes da pandemia o Brasil era o maior exportador mundial de comida halal. Em 2019, o país exportou US$ 16,2 bilhões nesse tipo de produto, 12% a mais do que o segundo colocado, a Índia, que negociou US$ 4,4 bilhões.
“O Brasil já ocupa um lugar no topo deste mercado, com destaque para as proteínas. Mas sabemos que a indústria brasileira, com sua criatividade, potencial e qualidade, pode exportar uma infinidade de produtos não só alimentícios”, afirmou, Mohamed Zoghbi, presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras).
Ministério da Agricultura
O esforço diplomático do Ministério da Agricultura já resultou na abertura de mercados para 45 produtos brasileiros do agronegócio em pelo menos 15 países. O balanço foi atualizado pela titular da pasta, ministra Tereza Cristina.
Segundo Tereza Cristina, o Brasil se consolidou como o maior produtor e exportador de alimentos halal, voltados ao consumidor muçulmano, obtendo participação de 75% em alguns mercados, sobretudo nos segmentos de proteínas bovina e avícola.
“Já somos os principais fornecedores do produto halal aos países da OCI (Organização para Cooperação Islâmica]. Temos buscado uma linha de trabalho para aumentar nossas exportações, junto a novos mercados e com diversificação”, afirmou Tereza Cristina.
No cômputo total, de 2019 até novembro deste ano, o Brasil obteve 167 aberturas de mercados para produtos brasileiros, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores.
O resultado é creditado pela pasta à criação de setores agrícolas em pelo menos 46 embaixadas e consulados do Brasil ao redor do mundo, que se somam aos 120 já existentes.
O levantamento destaca ainda que o Egito lidera a lista de liberações recentes, com a admissão de oito novos produtos brasileiros, entre eles o feijão, cortes de frango, caprinos e ovinos vivos, lácteos e miúdos bovinos. O país árabe, que tem com o Mercosul acordo de livre comércio, comprou do Brasil de janeiro a outubro deste ano US﹩ 882,66 milhões em produtos, a maior parte alimentos.
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