08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

10/04/2023 às 13h02

Boi: embarque no 1º trimestre registra 2º melhor desempenho da história

De janeiro a março deste ano, as exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 411,08 mil toneladas, abaixo apenas das vendas registradas no mesmo –

Leia Mais
06/04/2023 às 14h02

Preço do suíno vivo e da carne cai em março, mas melhora na comparação anual

Os preços do suíno vivo e da carne recuaram no mês de março, pressionados pela demanda enfraquecida e pela oferta elevada, informa o Centro de –

Leia Mais
05/04/2023 às 08h02

Carne bovina: exportação atinge 124,435 mil toneladas em março

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 598,788 milhões em março (23 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
03/04/2023 às 20h02

Ovos: valores dos ovos fecham o mês de março em elevação

Os preços médios dos ovos finalizaram março em alta. Segundo pesquisadores do Cepea, a sustentação dos valores vem da demanda mais firme durante o período –

Leia Mais
02/04/2023 às 08h02

Marrocos recebe primeiro carregamento de bovinos vivos do Brasil, de 2,8 mil cabeças

O Marrocos recebeu no domingo, 26, a primeira carga de gado vivo do Brasil, após a abertura do mercado no início deste ano. Ao todo, –

Leia Mais
31/03/2023 às 20h02

Carne bovina: Uruguai pagou US$ 316 milhões em tarifas de exportações em 2022

O Uruguai pagou US$ 316 milhões em tarifas para a exportação de carne bovina em 2022. A China seguiu sendo o principal mercado, onde o –

Leia Mais
31/03/2023 às 12h02

Frango: valor da carne cai, mas alta na 1º quinzena garante avanço na média mensal

As recentes desvalorizações da carne de frango não impediram o avanço da média mensal da proteína. Segundo colaboradores do Cepea, a leve melhora da demanda –

Leia Mais
29/03/2023 às 11h02

Carne suína: exportações atingem 76,494 mil toneladas em março

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 184,908 milhões em março (18 dias úteis), com média diária de US$ 10,272 milhões. –

Leia Mais
28/03/2023 às 17h02

Rebanho de porcas da China aumenta 1,7% em fevereiro

O rebanho de porcas da China aumentou 1,7% em fevereiro em comparação com o ano anterior, 5% a mais do que a capacidade prevista. O –

Leia Mais
25/03/2023 às 08h02

Frango: preço mensal do frango vivo avança neste mês

Os valores médios mensais do frango vivo vêm registrando pequenas altas de fevereiro para esta parcial de março.              De –

Leia Mais