08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

03/03/2023 às 12h02

Carne suína: Brasil exporta 69,825 mil t em fevereiro

As exportações brasileiras de carne suína somaram 69,825 mil toneladas em fevereiro (18 dias úteis), com média diária de 3,879 mil toneladas. A receita com –

Leia Mais
03/03/2023 às 10h02

Carne de frango: UE deve produzir 11 milhões de t em 2023, projeta USDA

A produção de carne de frango na União Europeia deverá chegar a 11 milhões de toneladas em 2023, segundo adidos do Departamento de Agricultura dos –

Leia Mais
03/03/2023 às 08h02

Boi: preços da arroba recuam em fevereiro

Com a recente suspensão dos envios de carne bovina à China, devido a um protocolo estabelecido entre o Brasil e o país asiático em casos –

Leia Mais
03/03/2023 às 07h02

Suínos: oferta restrita eleva cotações em fevereiro

A baixa disponibilidade de suínos impulsionou os preços do animal vivo e da carcaça especial na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea em fevereiro. Segundo –

Leia Mais
01/03/2023 às 09h02

Carne bovina: valor das exportações cai 3,8% em janeiro na Argentina

O valor das exportações do complexo bovino da Argentina caiu 3,8% em janeiro na comparação anual, acumulando US$ 230,75 milhões, segundo dados do Conselho Agroindustrial –

Leia Mais
01/03/2023 às 07h02

Carne de frango: valor das exportações cresce 29,2% em janeiro na Argentina

O valor das exportações do complexo avícola da Argentina cresceu 29,2% em janeiro na comparação anual, com US$ 31,16 milhões, segundo dados do Conselho Agroindustrial –

Leia Mais
28/02/2023 às 16h02

Carne suína: valor das exportações quadriplicam em janeiro na Argentina

O valor das exportações do complexo suíno da Argentina aumentou 322,4% em janeiro na comparação anual, com US$ 400 mil, segundo dados do Conselho Agroindustrial –

Leia Mais
27/02/2023 às 16h02

Frango: poder de compra de avicultura paulista melhora

Os preços do frango vivo vêm registrando alta nesta parcial de fevereiro, ao passo que os valores dos principais insumos da atividade, milho e farelo –

Leia Mais
27/02/2023 às 14h02

Suínos: preço da carne sobe mais que concorrentes

Os preços médios das carnes suína, bovina e de frango desta parcial de fevereiro estão superiores aos registrados em janeiro. Pesquisadores do Cepea ressaltam, contudo, –

Leia Mais
26/02/2023 às 10h02

Carne suína: Brasil exporta 49,567 mil t até 3a semana de fevereiro

As exportações brasileiras de carne suína somaram 49,567 mil toneladas até a terceira semana de fevereiro (13 dias úteis), com média diária de 3,812 mil –

Leia Mais