08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

25/02/2023 às 18h02

Carne bovina: exportação atinge 91,816 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 445,886 milhões em fevereiro (13 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
24/02/2023 às 20h02

Exportação de aves atinge 247,787 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 462,69 milhões em fevereiro (13 dias úteis), –

Leia Mais
22/02/2023 às 07h02

Carne suína: China planeja comprar 20 mil toneladas congeladas para reserva estatal

A China planeja comprar 20 mil toneladas de carne suína congelada para reservas estatais, informou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma na última sexta-feira –

Leia Mais
21/02/2023 às 12h02

China deve produzir 14,3 milhões de toneladas de carne de frango em 2023

A produção de carne de frango na China deverá chegar a 14,3 milhões de toneladas em 2023, segundo adidos do Departamento de Agricultura dos Estados –

Leia Mais
17/02/2023 às 17h02

Medida da Argentina permitirá que 100 cabeças de gado sejam enviadas para confinamento

O secretário de Agricultura da Argentina, Juan José Bahillo, destacou que as novas medidas implementadas pelo governo nacional buscam que os pecuaristas possam enviar até –

Leia Mais
17/02/2023 às 09h02

Suínos: valores de todos os produtos suinícolas estão em alta

Dos cortes ao animal vivo, os preços dos produtos suinícolas acompanhados pelo Cepea estão em forte movimento de alta nesta primeira quinzena de fevereiro. Segundo –

Leia Mais
17/02/2023 às 08h02

Boi: vendas de sêmen bovino recuam em 2022

Dados elaborados pelo Cepea em parceria com a Asbia (Associação de Inseminação Artificial) e divulgados nesta quarta-feira, 14, mostram redução de 9,33% no volume de –

Leia Mais
14/02/2023 às 14h06

Carne bovina: exportação atinge 47,166 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 227,480 milhões em fevereiro (8 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
11/02/2023 às 10h02

Frango: preço da carne reage e exportação segue elevada

Os preços da carne de frango estavam em movimento de queda desde o final do ano passado, pressionados pela demanda enfraquecida e pela oferta elevada. –

Leia Mais
10/02/2023 às 15h02

Boi: volume exportado em janeiro é recorde para o mês

O ano de 2023 começou confirmando as perspectivas desenhadas pela cadeia pecuária nacional, de que as vendas de carne bovina ao mercado internacional devem seguir –

Leia Mais