08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

25/03/2021 às 11h31

Demanda interna fraca mantém valores da carne suína em queda

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços da carne suína recuaram pela quarta semana consecutiva. As vendas de –

Leia Mais
25/03/2021 às 11h12

SP: projeto que terceiriza inspeção sanitária de produto animal preocupa entidade

O projeto de lei que pretende terceirizar a inspeção sanitária de produtos de origem animal no estado (PL 596/2020), iniciativa do governo de São Paulo, –

Leia Mais
25/03/2021 às 10h31

Menor abate e embarque recorde explicam alta de preços da arroba do boi gordo

Devido a uma demanda externa aquecida e uma baixa oferta de animais para abate no Brasil os preços do boi gordo se mantiveram em patamares –

Leia Mais
25/03/2021 às 06h01

Coreia do Sul deve produzir 1,353 mi de toneladas de carne suína em 2021, estima USDA

A Coreia do Sul deverá produzir 1,353 milhão de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2021, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, –

Leia Mais
24/03/2021 às 21h02

Greve de produtores de leite persiste no oeste de Mato Grosso

Entrou na terceira semana a greve dos produtores de leite no oeste de Mato Grosso. Mais do que a insatisfação com o valor recebido, a –

Leia Mais
24/03/2021 às 20h39

Oferta ajustada à demanda mantém preços do milho firmes no Brasil

O mercado brasileiro de milho manteve o cenário de cotações firmes, de estáveis a mais altas. Pouco a pouco os preços avançam diante da oferta –

Leia Mais
24/03/2021 às 18h20

Com mensagem impressa em ovos, granja pede para população ficar em casa

Uma granja cearense virou assunto nas redes sociais ao comercializar ovos com uma mensagem educativa no combate à pandemia de Covid-19. Na casca de cada –

Leia Mais
24/03/2021 às 17h25

‘Churrasco sem Heineken’: entidades pecuárias promovem campanha de boicote à marca

A postagem nas redes sociais da cervejaria Heineken declarando apoio ao Dia Mundial Sem Carne segue repercutindo no setor pecuário. Após a revolta de alguns –

Leia Mais
24/03/2021 às 16h09

EUA: futuros de suínos sobem na CME com estoques menores de carne

Os futuros de suínos negociados na Bolsa de Chicago (CME) fecharam em alta nesta terça-feira, 23, após dados terem mostrado estoques menores de carne suína –

Leia Mais
24/03/2021 às 08h31

Carne bovina: clima de indecisão continua a pairar no mercado atacadista e impede novas negociações

O clima de indecisão continua a pairar no mercado atacadista de carne bovina, o que tem impedido novas negociações. Enquanto isso, os preços praticamente seguem –

Leia Mais