Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Redução da demanda estabiliza saca do milho em R$ 93 em Campinas (SP)
O preço do cereal no mercado interno segue estabilizado no patamar de R$ 93 por saca em Campinas/SP, mas segue com viés de alta diante –
Leia MaisCervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por –
Leia MaisVeja como laboratórios de vacina animal se uniram para ajudar na luta contra a Covid-19
Laboratórios que fabricam a vacina contra a febre aftosa se ofereceram para ajudar a produzir a vacina contra o novo coronavírus no Brasil. Em carta –
Leia MaisPreço do leite pago ao produtor deve recuar no Rio Grande do Sul
O valor de referência do leite projetado para o mês de março no Rio Grande do Sul é de R$ 1,3786, 0,73% abaixo do consolidado –
Leia MaisBoi gordo: maior oferta de animais deve ser observada apenas em maio, diz Safras
O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta terça-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, –
Leia MaisOvos: exportação do Brasil cresce 150% no 1º bimestre do ano
A exportação brasileira de ovos no primeiro bimestre de 2021 totalizou 3,177 mil toneladas, volume 150,6% maior do que no mesmo período de 2020, informou –
Leia MaisConseleite projeta alta de 1,78% no preço pago ao produtor no Paraná
O preço do leite pago aos produtores do Paraná deve ser maior em março. A projeção é de que o valor de referência do leite –
Leia MaisTrigo: webinar gratuito debate nesta 5ª manejo para pastagem e silagem
Para discutir os novos cenários para a pecuária de leite e de corte, visando a produção de alimento durante o inverno, acontece na próxima quinta-feira, –
Leia MaisPreço do suíno em São Paulo cai 18% em menos de um mês, diz Scot
O preço do suíno terminado nas granjas de São Paulo caiu 18% só neste mês, segundo levantamento feito pela Scot Consultoria. Apesar do aumento do –
Leia MaisCom alta nos preços, boi gordo é negociado acima da referência média
O mercado físico de boi gordo iniciou a semana com preços de estáveis a mais altos. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique –
Leia Mais